Lançado em SP o concurso de vídeos “Portugal e Eu” para alunos da rede pública

Da Redação

Está lançado o concurso de vídeos Portugal e Eu, uma parceria do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

A iniciativa premiará os vídeos mais criativos que, no máximo em um minuto, abordem a história, cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida português sob a ótica do jovem brasileiro.

O concurso é aberto a todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio (Regular, da Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades), desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino.

Cada escola terá até 30 de abril para escolher um vídeo vencedor que concorrerá nas etapas seguintes até o final do concurso. Após escolha da escola, os vídeos passarão pela Fase Diretoria de Ensino e Fase Estadual, além da votação online.

As inscrições devem ser feitas conforme orientação do regulamento, que pode ser consultado no site da Secretaria de Educação, ou na página do Consulado neste link >>

Os vídeos escolhidos como vencedores pelo júri técnico e júri popular serão premiados com o novo celular em cortiça da fabricante portuguesa Iki Mobile. Também haverá outras premiações para os melhores colocados e para a escola do vencedor em júri técnico.

O objetivo de Portugal e Eu é estimular o conhecimento sobre a história e cultura portuguesa entre os estudantes de São Paulo. “A rede estadual de ensino tem uma dimensão e importância com potencial na divulgação da cultura portuguesa que, apesar de parecer muito próxima aos brasileiros, ainda é pouco familiar ou está marcada por ideias do passado. Nesse sentido, este concurso público aproximará os estudantes paulistas da realidade contemporânea de Portugal”, diz Paulo Lourenço, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo.

Segundo a organização, a iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e português, além de promover a leitura renovada de uma cultura com fortes ligações a São Paulo, no contexto em que se planeja a criação da primeira Escola Portuguesa do Brasil, cujo edifício, localizado no Sumaré, já foi concedido à República Portuguesa pelo governo estadual.

Os vídeos devem ser publicados no Youtube. O link do vídeo deverá ser informado no formulário de inscrição.

O tema do concurso é “Portugal e Eu”. Os concorrentes deverão abordar de forma criativa e visual o assunto em vídeos de até 1 minuto.

A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população portuguesa, ou com a comunidade luso-brasileira. Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e Portugal).

As formas de avaliação serão através de júri técnico: composto por membros da Secretaria da Educação e do Consulado Geral de Portugal, que definirá cinco finalistas e a ordem de classificação. E Júri popular: os cinco finalistas serão submetidos também à votação popular. Apenas o vídeo mais votado será premiado.

A entrega dos prêmios aos vencedores será realizada dentro do Experimenta Portugal 2018, iniciativa do Consulado Geral que ocorre em São Paulo entre maio e junho.

Confira o Cronograma:

Fase Escola: até 30 de abril

Fase Diretoria de Ensino: até 11/05

Fase Estadual: até 18/05

Votação online: de 18/05 a 30/05

Divulgação dos vencedores e entrega de certificados: a partir de 04/06.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: