Designer cria peças exclusivas em cortiça e mobiliário para Experimenta Portugal

Da Redação

O Estudio de design Campana, de Fernando e Humberto Campana, desenvolverá um projeto inspirado em materiais nobres de Portugal, que ficará exposto durante o mês de junho em São Paulo.

A exposição, com peças exclusivas, integra o calendário do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover um intercâmbio cultural entre os dois países, nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A exposição conta com a parceria da Corticeira Amorim, da empresa moveleira Época e da marca Capital Europeia do Móvel, promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Para a concepção das peças do Experimenta Portugal ’18, os irmãos Campana realizaram uma imersão na cultura e realidade portuguesa, que ocorreu, principalmente, por meio de uma visita de Humberto Campana ao país no mês de janeiro, onde descobriu os elementos que melhor representam a identidade local.

“Portugal me conectou com minhas origens. A experiência da viagem foi surpreendente e trouxe à tona uma consciência de minha herança portuguesa. A cortiça sempre nos fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, através deste material, novos conceitos e gestos”, diz Humberto Campana.

A dupla identificou na cortiça, produto de tradição e que aquece a economia como um dos principais materiais de exportação, a matéria prima ideal para a concepção de móveis com design sólido, enquanto curvilíneo e leve. As peças serão produzidas nos próximos meses com o apoio do grupo Amorim, líder mundial na transformação de cortiça, que fornecerá a matéria prima da coleção.

O projeto também é um marco para a cidade de Paços Ferreira, considerado um dos maiores centros comerciais mobiliário da Europa, que aposta cada vez mais no crescimento internacional. Em breve, Humberto desloca-se novamente à região para acompanhar a produção das peças.

Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto Campana (1953), o Estudio Campana se destacou no design de mobiliário, por criações de peças intrigantes – como as poltronas Vermelha e Favela – e, também, por ter crescido nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia, Moda, entre outras.

Na quarta edição, o Experimenta Portugal deste ano oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio e junho, com expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: