Curso Alfabetização do governo brasileiro com instituições portuguesas alcança 3 milhões de acessos

Lançado há pouco mais de quatro meses, o curso é considerado sucesso entre professores da educação infantil e do ensino fundamental.

Mundo Lusíada

O Curso de Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), que integra o Programa Tempo de Aprender da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério brasileiro da Educação (MEC), já foi acessado por mais de 3 milhões de usuários somente em quatro meses, desde seu lançamento.

O curso foi desenvolvido pelo MEC em articulação internacional com a Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico do Porto e com a Universidade Aberta de Portugal, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso tem como público-alvo professores da educação infantil e do ensino fundamental I, e foi adaptado para uma versão on-line disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), que permite a criação e manutenção de diversos tipos de cursos.

Segundo o governo, o Curso ABC tem objetivos de atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores sobre as evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita para crianças nos primeiros anos de escolaridade no Brasil; identificar as necessidades de formação dos professores alfabetizadores relativamente ao ensino da leitura e escrita, para assim promover as práticas de alfabetização no Brasil.

Ainda pretende promover o uso de métodos de ensino de leitura e escrita eficazes e baseados nas evidências científicas; capacitar os professores alfabetizadores para o desenvolvimento de planos de ensino baseados nas mais recentes evidências científicas no ensino da leitura e escrita; e disponibilizar aos professores um conjunto de recursos úteis para o ensino inicial da leitura e da escrita.

O curso conta com três metodologias: um acervo, com conteúdos para que os cursistas estudem sobre os temas; as tarefas sobre os temas; e as mensagens, uma forma de comunicação com os administradores do curso para que os cursistas possam tirar dúvidas técnicas.

O curso tem carga horária de 180 horas e disponibiliza um certificado após a conclusão. Além da capacitação on-line, a ideia é que nos próximos dois anos sejam lançados dois editais para a seleção e envio de 100 profissionais alfabetizadores para o curso presencial na cidade de Porto, em Portugal.

Após finalizarem o curso, os professores retornarão ao Brasil com o compromisso de atuarem como formadores e multiplicadores do conhecimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: