Brasil é o país “almirante da língua portuguesa”, diz presidente do Camões

Mundo Lusíada

Presente junto com a comitiva oficial da Secretária Berta Nunes no Brasil, o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, disse ao Mundo Lusíada que, sempre que pode, acompanha visitas oficiais do governo português às comunidades portuguesas, quando há questões de promoção da língua e cultura portuguesa pelo mundo.

Em São Paulo, Luís Faro conheceu a Casa de Portugal e seu viés cultural, como os problemas enfrentados pelo Lar da Provedoria Portuguesa. Já em Santos, ficou ao par de trabalhos elogiáveis, porém que recebem pouca ajuda, como a escola Portuguesa e o Grupo Rosmaninho, ambos sustentados pela comunidade portuguesa.

“Estou nesta visita com uma finalidade principal que é acompanhar as questões do Rio de Janeiro, onde temos a Associação Luis de Camões no RJ, e temos implicações na estrutura dessa associação, que teve que recorrer ao Gabinete Português de Leitura no Rio. Mas em São Paulo, o Camões colaborou com a reconstrução e reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e estamos todos a colaborar na reabertura do museu”, contou especificando sobre o projeto que conta com outros parceiros, como a empresa portuguesa EDP por exemplo.

“Evidente que aproveito sempre essas visitas para me inteirar das questões que tem a ver com a língua e cultura, e no caso específico aqui em Santos, acabamos de ouvir uma exposição muito interessante do diretor da Escola Portuguesa que presta assistência educativa a 120 crianças carenciadas na pré-primária, e também que o Centro Cultural Português possa desenvolver aqui atividades culturais, de maneira que estamos sempre atentos a essas questões, dentro do que são as competências do Instituto”, diz Ramos, que trabalha na dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Portugal tem uma rede de comunidades portuguesas e tem no Brasil o país que mais tem portugueses fora de Portugal, sendo conhecidamente onde mais tem falantes da língua portuguesa. “O Brasil neste momento é o país almirante da língua portuguesa, o mais importante de todos os países de língua portuguesa para a expansão, promoção e divulgação da nossa língua comum”, declarou Luis Ramos ao Mundo Lusíada.

“O Brasil tem cerca de 220 milhões de habitantes, entre os quais mais de 700 mil ou 800 mil portugueses. É uma comunidade muito grande, que tem ajudado de maneira fundamental e muito significativa a promoção da nossa língua, e portanto é um país para o qual o Camões olha com muita atenção. Temos por exemplo vários projetos de cátedra ao nível do ensino superior, temos uma atividade cultural muito intensa por todo o país, e atualmente se a língua portuguesa está como está deve-o em grande parte aos poetas e escritores brasileiros, Jorge Amado, Drummond de Andrade, Chico Buarque, Clarisse Lispector, tantos e tantos. Só podemos prestar tributo a essas grandes figuras”, disse ele.

Luís Faro ainda elogiou a comunidade portuguesa pela ajuda que presta na difusão da língua. “Sei que a comunidade portuguesa aqui neste país, estando muito integrada como está, também nos ajuda de uma maneira enorme a promover a nossa língua. Só posso ter palavras de grande satisfação para o trabalho e para o papel que a comunidade portuguesa desempenha no Brasil”, referiu ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend