Projeto português cria bibliotecas escolares em Cabo Verde

Da Redação

Mais de 1.500 livros vão dar vida a três bibliotecas escolares na cidade da Praia, em Cabo Verde, no âmbito do projeto “Viajar com Livros”, dinamizado pelo Colégio Português com o apoio da Cooperação Portuguesa.

A biblioteca Sofia de Mello Breyner, instalada no Colégio Português, uma escola privada na cidade da Praia, foi inaugurada hoje, seguindo-se, na quarta-feira, a inauguração de espaços semelhantes das escolas públicas dos bairros do Paiol e Achada Limpo.

A iniciativa, coordenada pela diretora do Colégio Português, Sofia Gonçalves, contou com o apoio da embaixada de Portugal em Cabo Verde, Cooperação Portuguesa e empresas.

O projeto teve como principal objetivo a angariação de livros de literatura infantil e juvenil em Portugal com vista à criação de bibliotecas escolares em Cabo Verde.

Foram angariados 1.500 livros junto do Colégio Bissaya Barreto, da Casa da Criança Maria Granado (Coimbra) e da Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova, e posteriormente transportados para Cabo Verde pela fragata da Marinha Portuguesa Alvares Cabral.

Foram também doados livros por algumas empresas locais.

“Foi, de fato, um sucesso e, sem dúvida, contribuiu para continuarmos motivados e empenhados nesta iniciativa”, adiantou, em nota, Sofia Gonçalves.

As bibliotecas irão dispor de áreas de leitura para adultos e crianças, bem como de espaços para a audição de música e visionamento de filmes.

A iniciativa “Viajar com Livros” na ilha de Santiago dá continuidade ao projeto com o mesmo nome promovido, entre 2009 e 2011, na ilha cabo-verdiana do Sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend