Mundo Lusíada
Comemorando o centenário da revista Orpheu, no ano em que uma das maiores especialistas da obra de Fernando Pessoa, a Profª Cleonice Berardinelli, cumpre 99 anos, a Cátedra Jorge Sena, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realiza, de 13 a 16 de Outubro, o simpósio intitulado “Há 100 anos Orpheu canta para Cleonice”.
Com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, esta comemoração reúne prestigiados investigadores e professoras de universidades brasileiras, cujo trabalho na divulgação e ensino da literatura portuguesa é inestimável. De Portugal estarão presentes Carlos Reis, Fernando Cabral Martins, Helder Macedo, Isabel Pires de Lima e Maria Fernanda Abreu.
A programação se inicia com uma homenagem a Cleonice Berardinelli, dia 13 de outubro no Palácio São Clemente. No dia 14 diversos acadêmicos participam das mesas temáticas na Academia Brasileira de Letras. Dia 15, a literatura continua na Fundação Casa de Rui Barbosa. No dia 16 as mesas temáticas estão na Faculdade de Letras UFRJ, com encerramento no auditório.
O evento tem apoio da UFRJ, Faculdade de Letras UFRJ, CAPES, CNPq, FAPERJ, Embaixada de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, Casa de Rui Barbosa, Fundação Calouste Gulbenkian, Real Gabinete Português de Leitura, DGLAB (Direcção Geral do Livro, dos arquivos e das Bibliotecas – Portugal).
Inscrições para ouvintes no email [email protected]. Mais informações: [email protected]. Confira programação:
DIA 13 DE OUTUBRO – PALÁCIO SÃO CLEMENTE (Residência Oficial do Cônsul de Portugal
no Rio de Janeiro)
16: 00 – ABERTURA OFICIAL
Homenagem a Cleonice Berardinelli
DIA 14 DE OUTUBRO – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
09:00 – 11:00 | MESA 1 – “ENTRE TITÃS: CAMÕES E PESSOA”
Helder Macedo (King’s College) – Luís de Camões e a tradição medieval galego-portuguesa
Fernando Cabral Martins (Univ. Nova de Lisboa) – Sobre a questão da Geometria em Fernando
Pessoa
11:30 – 13:00 | MESA 2 – “GARRETT, CAMILO E EÇA”
Maria Fernanda de Abreu (Univ. Nova de Lisboa) – Almeida Garrett, dos desterros aos fumos da
pátria
Marta de Senna (FCRB) – “Mas então o que seria a crítica?”: Balzac lê Stendhal, Machado lê Eça
Elza Miné (USP) – Jaime Batalha Reis e a Geração de 70
Monica Figueiredo (UFRJ) – De curas, emplastros e bruxarias: Camilo e Machado
14:30 – 16:30 | MESA 3 – “ENTRE OS PARES DA ACADEMIA, O TRIBUTO DOS EX-ALUNOS”
17:00 – 19:00 | MESA 4 – “OS SÉCULOS DE OURO”
Edson Rosa da Silva (UFRJ) – O caminho reverso da MENINA E MOÇA
Silvio Renato Jorge (UFF) – Em torno de Mestre Gil, com Cleonice Berardinelli
Marcella Lopes Guimarães (UFPR) – “Não temos cousa que dizer…”: sabe Fernão Lopes escrever
sobre a paz?
Vilma Arêas (UNICAMP) – Camões e a navegação desventurosa
DIA 15 DE OUTUBRO – FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
09:00 – 11:00 | MESA 5 – “LITERATURAS EM DIÁLOGO”
Laura Padilha (UFF) – Da Europa e sua periferia para os trópicos: um mesmo Fradique?
Carmen Tindó (UFRJ) – Vozes poéticas portuguesas na poesia moçambicana: heranças e
ressonâncias
Mário Lugarinho (USP) – Camões em Alegre
Júlio Diniz (PUC-Rio) –
11:30 – 13:00 | MESA 6 – “EÇA DE QUEIRÓS: A MODERNIDADE ANTECEDE ORPHEU”
Carlos Reis (Univ. Coimbra) – Antes de Orpheu: a prosa impossível de Carlos Fradique Mendes
Isabel Pires de Lima (Univ. do Porto) – Filmar a “grande machine” queirosiana: OS MAIAS de João
Botelho
14:30 – 16:30 | MESA 5 – “POETAS DO SÉCULO XX”
Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ) – A Morte e a Morte de Fiama Hasse Pais Brandão na poesia
de Gastão Cruz
Sofia de Sousa Silva (UFRJ) – Um retrato de corpo inteiro: Sophia de Mello Breyner Andresen,
leitora de Dante e de Camões
Ida Alves (UFF) – “Tudo em nós é o tempo”: encontro entre Carlos de Oliveira, Jorge de Sena e Ruy
Belo
17:00 – 19:00 | MESA 8 – “NARRADORES DO SÉCULO XX”
Francisco Lima (UEFS) – Neorrealismo e invenção de paisagem em Fernando Namora
Maria Luiza Scher (UFJF) – Desejo e experiência: a revolução na escrita de José Cardoso Pires
Ângela Beatriz de Carvalho Faria (UFRJ) – “Caminho como uma casa em chamas”: a intimidade
devassada
Luci Ruas (UFRJ) – Vergílio Ferreira em aventura crítica
DIA 16 DE OUTUBRO – FACULDADE DE LETRAS
09:00 – 10:30 | MESAS CONCOMITANTES
MESA A – AUDITÓRIO C1
Vanessa Ribeiro (UFRJ) – David Mourão-Ferreira e seu “Romance de Ouro Preto”: olhares
marejados
Guilherme Bezerra (UFRJ) – Sophia e a elegia da poesia
Mariana Marques (UFRJ) – Árvore do tempo e a trepadeira do desejo em David Mourão-Ferreira
MESA B – AUDITÓRIO C2
Victor Azevedo (UFF) – Cenas da vida burguesa: imagens de ódio na ficção queirosiana
Ivan Takashi Kano (UFF) – Camilo e Mário Cláudio: as virtudes da metempsicose
Maria Carolina Barbosa (UFRJ) – Da melancolia ao riso, a alienação humana: a propósito do conto
“Civilização”, de Eça de Queirós
MESA C – AUDITÓRIO C3
Gabriela Ventura (UFRJ) – Os jardins de Jacinto – uma leitura de A CIDADE E AS SERRAS, de Eça
de Queirós
Maíra Contrucci Jamel (UFRJ) – Uma loja comunal: a questão do plágio de Eça de Queirós a Aluísio
Azevedo
Carolina Casarin (UFRJ) – Alinhavando os fios: o romantismo e a moda
MESA D – AUDITÓRIO E1
Shirley Carreira (UNIABEU) – A interrogação do passado na obra de Saramago
Ana Carla Ferri (UFRJ) – Fernando Namora: retrato de uma geração
Roberto Bittencourt (Fac. Intern. Signorelli) – Cleonice, leitora de Literatura Portuguesa
MESA E – AUDITÓRIO E2
Paulo Braz (UFF) – Herberto Helder, a quem serve a beleza destrutiva
Rodrigo Correa Machado (UFF) – Jorge de Sena maneirista (?)
Marcia Alfama (UFRJ) – Jorge de Sena e o espírito de Orpheu
Marcia Arruda Franco (USP) – Antonio Ferro, o excluído de Orpheu, entre os de Klaxon
MESA F – AUDITÓRIO E3
André Corrêa de Sá (UFSCar) – A capital do vazio – o império português entre Pessoa e os
Claridosos
Marcelo Brandão Mattos (UFF) – Pessoa na pessoa: o sujeito lírico da multiplicidade
Ana Cristina Joaquim (USP) – Almada Negreiros, loucura e pessoalidade: uma leitura de A
INVENÇÃO DO DIA CLARO
Patrícia Simões (UNICENTRO) – Pessoa e a aventura desassossegada da modernidade
10:30 – 12:30 | MESA 9 – “ERA UMA VEZ UMA TESE” – AUDITÓRIO G1
Margarida A. Ferreira (UFRJ) – Uma leitura da obra Tetralogia Lusitana de Almeida Faria
Maria Elizabeth Vasconcellos (UFRJ) – Sophia de Melo Breyner Andresen
Terezinha Val (UFRJ) – De lugares e tempos experimentados: Carlos de Oliveira
José Clécio Quesado (UFRJ) – Meu(s) Pessoa(s) em torno de Dona Cleo
14:00 – 16:00 | MESAS SEMIPLENÁRIAS
MESA 1 – “ARTE EM CENA” | AUDITÓRIO G1
Simone Schmidt (UFSC) – Em clave feminina, um retorno devastador
Teresa Cristina Cerdeira (UFRJ) – Bartolomeu e Leonardo: a invenção do voo
Jorge Valentim (UFSCar) – “Para tão longo amor, tão curta a vida”: reflexões em torno de Helder
Macedo
Madalena Vaz-Pinto (UERJ) – Aplicar Barthes: procedimento e desenvoltura na poética de Gonçalo
M. Tavares
MESA 2 – “ARTE EM FIM DE SÉCULO” | AUDITÓRIO E1
Monica Simas (USP) – Por virtude do muito imaginar a dor alheia: uma leitura de Cesário Verde e de
Camilo Pessanha
Otávio Rios (UEA) – Raul Brandão e Fernando Pessoa em (des)encontro
Annie Gisele Fernandes (USP) – António Nobre e a poesia arte no simbolismo português
Izabela Leal (UFPA) – Camilo Pessanha: a poesia como sentença de morte
MESA 3 – “LIMITES DA ESCRITA” | AUDITÓRIO E2
Marcelo Pacheco Soares (IFRJ) – Como afinal tomar “O Comboio das Onze”, de Jorge de Sena?
Viviane Vasconcellos (UFRJ) – As bibliotecas de Agustina Bessa-Luís
Michele Dull Matter (CEFET) – Das cifras de um novo cantar, à José Cardoso Pires
Vinícius Carvalho Pereira (UFMT) – Algum ritmo ou algoritmo: a poesia digital de Rui Torres
MESA 4 – “RELEITURAS CAMONIANAS” | AUDITÓRIO E3
Luís Maffei (UFF) – O olho esquerdo, a esquerda mão
Tatiana Pequeno (UFF) – D”Os Absolutamente Sós”: marulhos de Camões ecoando no litoral do
mundo de Llansol
Luciana Salles (UFRJ) – O espaço-entre: androginia na poética de Jorge de Sena
Janaina de Souza Silva (UFRJ) – Pede o desejo, Dama, que sobre vós escreva: Camões, David
Mourão-Ferreira e seu tributo às mulheres
16:00 – 18:00 | MESAS SEMIPLENÁRIAS
MESA 5 – “COMEMORANDO ORPHEU” | AUDITÓRIO G1
Monica Fagundes (UFRJ) – Almada Negreiros: a linguagem das flores
Rafael Santana (UFRJ) – O dandismo em Mário de Sá-Carneiro
Emerson Inácio (USP) – Rapazes, Corpos e Polêmicas
MESA 6 – “VOZES DO SÉCULO XX” | AUDITÓRIO G2
Dalva Calvão (UFF) – Amadeo de Souza-Cardoso e “os de Orpheu” no relato de Mário Cláudio
Anamaria Filizola (UFPR) – “Isso dava um romance”: Eugénia e Silvina, de Agustina Bessa-Luís
Alexandre Montaury (PUC-Rio) – Notas sobre a ficção de António Lobo Antunes
Maria Lúcia Wiltshire (UFF) – Pessoa no espelho de Llansol
MESA 7 – “PESSOA / PESSOAS” | AUDITÓRIO E1
Ernesto de Melo e Castro (USP) – Fernando Pessoa e o paganismo superior
Claudia Amorim (UERJ) – “Outra vez te revejo”: a cidade, o poeta, as escolhas, em O ANO DA
MORTE DE RICARDO REIS
Claudia Chigres (PUC-Rio) – Caeiro e o corpo tautológico
Leonardo Gandolfi (UNIFESP) – A vida de Coelho Pacheco
MESA 8 – “DIÁLOGOS OITOCENTISTAS” | AUDITÓRIO E2
Marcelo Sandmann (UFPR) – Machado de Assis leitor de Almeida Garrett
Lúcia Moutinho (UNIRIO) – Antônio Nobre: uma releitura
Regina Michelli (UERJ) – Considerações sobre o herói romântico em “O Bispo Negro”
Eloísa Porto (UERJ) – “Portugal Pequenino” entre o verbal e o não-verbal
MESA 9 – “CAMÕES E SEUS CONTEMPORÂNEOS” | AUDITÓRIO E3
Sheila Hue (UNIRIO)– André Falcão de Resende, tradutor de Horácio
Maurício Mattos (UEA) – “haver quem pense no mistério”: Bernardim Ribeiro e um Portugal pré-
Camoniano
Luís Fernando de Moraes (SESC) – Pela mão dos mestres: Gil Vicente e Cleonice Berardinelli
18:30 – 19:00 | Encerramento – Auditório G1