Pesquisa pretende explicar regresso de tantos emigrantes portugueses até 34 anos

Mundo Lusíada

Um inquérito voltado a emigrantes portugueses procura pessoas que tenham nascido em Portugal e emigrado para exterior – por um período superior a 3 meses – e que tenham regressado após 2000, quando tinham na altura entre 20 e 34 anos.

O questionário disponível online, inserido no projeto de doutoramento “O regresso como emigração: o caso dos jovens adultos portugueses”, tem como objetivo identificar que fatores explicam o regresso de tantos emigrantes portugueses na faixa etária dos 20 aos 34 anos.

Encabeçado por Inês Vidigal, estudante de doutoramento em sociologia no Iscte e assistente de investigação no Observatório da Emigração, pede ampla participação deste público, sendo que as respostas são anônimas e utilizadas apenas para fins acadêmicos.

“Pretende-se identificar que fatores explicam o regresso de tantos emigrantes portugueses desta faixa etária, analisando a relação entre emigração, integração e retorno e a efetivação do retorno, estudando todo o percurso migratório” diz a pesquisadora.

O inquérito está disponível no site https://pt.surveymonkey.com/r/6LCKLHT.

Dados do ano passado mostram que o Governo apoiou com 6,1 milhões de euros o regresso de quase 3.500 emigrantes portugueses e familiares, ao abrigo do Programa Regressar, que abriu as candidaturas em julho de 2019.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: