Novo cônsul em São Paulo promete dar sequência ao trabalho e “atenção à comunidade”

O novo cônsul Dr. Paulo Jorge Pereira Nascimento com presidente da Casa de Portugal, Antonio dos Ramos. Foto Mundo Lusíada

Por Odair Sene

O Almoço das Quintas deste dia 20, na Casa de Portugal de São Paulo, foi marcado pela presença do novo cônsul-geral de Portugal em SP, Dr. Paulo Jorge Pereira Nascimento.

Na presença de vários presidentes de entidades lusas na capital, o presidente da casa, Antonio dos Ramos, deu boas vindas ao novo diplomata e colocou a entidade à sua disposição. Em suas primeiras palavras com a comunidade, o novo cônsul agradeceu a acolhida.

“Gostaria de agradecer a todos este acolhimento que me foi prestado. Esta é a segunda quinta-feira que eu passo em São Paulo, a primeira ainda estava a lidar com o jeito alegre da chegada. Tenho todo gosto em cá estar, tenho gosto em poder vos conhecer, são muitos mas poucos para aquilo que é o número da comunidade portuguesa em São Paulo, e no Estado de SP”.

Segundo o novo cônsul, a comunidade pode continuar a contar com os serviços do Consulado Geral. “Estou aqui para servir Portugal e servir a comunidade portuguesa, sabem que o Consulado há de ser sempre também uma casa de Portugal”, disse Dr. Jorge, citando o cargo que aceitou desempenhar “com enorme prazer e ciente do enorme desafio que é, lidando com uma comunidade dinâmica como esta é, uma comunidade instalada há muitos anos mas que sabe preservar os valores da amizade e solidariedade, que são valores portugueses e que muito estimamos”.

E disse que conta com a comunidade para dar sequencia às iniciativas já iniciadas. “Todos esses atos e iniciativas têm como fim prestigiar o nosso país, engrandecer Portugal e as relações entre Portugal e o Brasil”.

Trabalho após dossiê

Ao Mundo Lusíada, o novo cônsul falou que recebeu o convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros “com grande satisfação” para o posto, depois de ter sido Embaixador do Senegal, em Dakar.

“No quadro dessa rotação habitual dos diplomatas, fui convidado para vir assumir o Consulado Geral em São Paulo. Atendendo a importância que o Consulado Geral de SP tem na rede diplomática portuguesa, a importância da comunidade portuguesa de SP, e a dinâmica da cidade de São Paulo no quadro do Brasil e da America Latina, inclusive das relações bilaterais entre Portugal-Brasil, foi com agrado que assumi esse desafio que me foi feito”.

Segundo ele, habitualmente os colegas repassam ao sucessor as informações sobre os trabalhos da pasta diplomática, e não foi diferente com o antigo cônsul Paulo Lourenço, que lhe entregou um “dossiê transição” com o detalhamento do trabalho realizado.

“Todos nós nos conhecemos. Eu conheço Dr. Paulo Lourenço há muito tempo, estou no Ministério dos Negócios Estrangeiros há quase 30 anos, e portanto sabia do trabalho que estava sendo feito em São Paulo, e agora vou conhecendo com mais detalhe”.

Dr. Paulo Jorge Nascimento ainda pretende visitar a comunidade portuguesa na medida da possibilidade de agenda. “A comunidade merecerá uma grande atenção da minha parte, sem dúvida nenhuma. Mas as visitas tem que ser pautadas e agendadas no seu tempo próprio” disse o cônsul, lembrando que chegou à capital paulista há menos de uma semana.

1 Comment

  1. Suspender o atendimento até Janeiro! ? Instalações do consulado são um escândalo dignas de um pachá custa uma fortuna a renda. Instalação localizada em área de multinacionais longe de tudo. Só se vai com hora marcada! O consulado tem status de Embaixador e cada funcionário ganha mais! Tem os seus filhos em colégios os mais caros pagos integralmente, cerca de 2 mil euros mês para cada um, com dinheiro dos contribuintes! Mesmo que voltem para Portugal!! Vcs entendem isso? As taxas consulares são caríssimas centenas de euros por uma nacionalidade e o dobro pra uma carteira de cidadão! E não querem trabalhar e se organizar?Onde está o secretário de Estado e os deputados da Emigração? E uma vistoria para os desmandos quando vai ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend