Com parceria europeia, Universidade do Porto abre mestrado em vinho

Da Redação
Com Lusa

vinho_ilustracaoOs vinhos Verdes e do Porto, os Sauternes e Bordéus (França) e os espumantes de Tarragona (Espanha) são o mote para abrir um novo mestrado em Enologia e Turismo que une universidades do Porto, Rovira (Espanha) e Bordéus.

O ‘Win Tour’ (Erasmus Mundus Joint Master Degrees on Wine Tourism Innovation) é o novo mestrado internacional em Enologia e Turismo em que a Universidade do Porto é parceira, em conjunto com a Universidade Rovira e Virgili, na zona da Catalunha de Tarragona (Espanha), e com a Universidade de Bordéus (França), e vai abrir em setembro deste ano, segundo o coordenador nacional do curso, Jorge Queiroz.

“Percebendo que o enoturismo cada vez é mais importante e é uma das áreas que tem crescido de uma forma estrondosa na área do turismo, resolveu a Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras, juntar-se à Universidade de Tarragona (Espanha) e à Universidade de Bordéus (França) para fazer este curso”, explicou Jorge Queiroz, reconhecendo que não havia nenhum curso global sobre enoturismo na Universidade do Porto.

A parceria entre as três universidades que associa dois conceitos – Enologia e Turismo – explica-se pelo fato das instituições de Ensino Superior estarem inseridas em zonas classificadas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, e também porque todas têm tradição em produção de vinhos “reconhecidamente de alta qualidade e reconhecidos internacionalmente”, observou o coordenador do curso em Portugal.

O programa do mestrado tem a duração de dois anos e os estudantes têm que seguir uma estrutura predefinida, que implica que frequentem o 1.º semestre na Universidade Rovira e Virgili (Espanha), o 2.º semestre na Universidade de Bordéus (França) e o 3.º semestre na Universidade do Porto.

O 4.º semestre, que corresponde ao estágio final, pode ser realizado em qualquer uma das universidades, explica fonte da Universidade do Porto.

A turma abre com um mínimo de 25 estudantes e no máximo até 35 alunos. O orçamento é de 2.508 mil euros e foi aprovado pela Comissão Europeia, sendo uma parte significativa daquela verba destinada à atribuição de bolsas para estudantes de todo o mundo ao longo de três edições do mestrado previstas.

No total das três edições está prevista a atribuição de cerca de 50 bolsas, que incluem um pagamento mensal de mil euros, contribuição para viagem, seguro e custos de participação a serem pagos diretamente às instituições de acolhimento.

Os estudantes externos à União Europeia têm ainda um apoio para custos de instalação no país de acolhimento.

As candidaturas para frequentar o mestrado internacional ‘Win Tour’ estão abertas atualmente para os interessados na bolsa Erasmus+ e o prazo termina a 15 de março.

Para os alunos interessados em fazer o mestrado sem bolsa, num regime de autofinanciamento, as candidaturas são entre 15 de abril e 30 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carris apresenta solução para futuro elevador da Glória

Futuro ascensor terá “novo sistema” a conceber após concurso internacional. O futuro ascensor da Glória, em Lisboa, contará com um “novo sistema” que garantirá “toda a segurança”, prevendo-se um concurso público internacional de conceção até ao final março de 2027

Leia mais »

Países Africanos, FMI, Banco Mundial e o Sistema da Dívida

Por José Menezes Gomes Esse artigo pretende abordar como países distantes geograficamente, que aparentemente teriam características diferentes poderiam ter algo em comum com grande impacto sobre suas dimensões econômicas e sociais. Recentemente enviei um artigo, que tratava da divida pública

Leia mais »