Da Redação
Dando continuidade às visitas pelos estados brasileiros, o programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chegou a Ilhéus, Bahia, para promover o setor de cacau e chocolate. Um encontro entre compradores internacionais e empresas brasileiras em rodadas de negócios aconteceu dias 17 e 18/7. A edição acontece no período em que a cidade, reconhecida como a capital do cacau, recebe o Chocolat Festival.
A fim de mostrar todo o potencial e toda a qualidade que os produtos brasileiros carregam, a ApexBrasil selecionou o maior número de convidados de outros países dentre as edições de 2024. Ao todo, são 15 compradores de 12 países: Rússia, Países Baixos, Bélgica, Portugal, Lituânia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Emirados Árabes Unidos, Argentina e África do Sul.
Para representar o Brasil, 30 empresas participaram das rodadas de negócios. Dessas, 12 são baianas e as demais têm origem variada entre oito estados brasileiros. Em termos de produção, as marcas também possuem características diversas, abrangendo desde amêndoas de cacau até chocolates bean-to-bar.
Nesta edição, a ApexBrasil conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Ilhéus, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e do Instituto Arapyaú.
Imersão no setor
Buscando uma aproximação ainda mais forte com a produção nacional, a ApexBrasil preparou uma programação com visitas técnicas. No dia 15/7, os compradores internacionais tiveram a oportunidade de conhecer a Mestiço Chocolates. A marca, fruto da terceira geração de produtores de cacau no Sul da Bahia, já é exportadora e cultiva o produto no método Cabruca, preservando a Mata Atlântica nativa.
No dia seguinte, os convidados primeiramente participaram de uma experiência imersiva na cadeia produtiva do cacau – também no sistema Cabruca – realizada pela Dengo Origens. A imersão inclui visitas a viveiros de cacau, a áreas de colheita e a uma usina de beneficiamento e industrialização da amêndoa de cacau, proporcionando o contato não apenas com o chocolate, mas também com outros derivados da amêndoa, como o mel de cacau e polpas.
No mesmo dia, os compradores foram ao Centro de Inovação do Cacau (CIC). Inaugurado em 2017, o CIC é um laboratório com foco na realização de análises de amêndoas de cacau e presta serviços a produtores de variados portes e mesmo à indústria processadora, auxiliando a monitorar a qualidade do cacau brasileiro.
Rodadas de negócios
Como de costume, o ponto central do Exporta Mais Brasil são as rodadas de negócios entre os empresários internacionais e as empresas brasileiras. A iniciativa permite uma aproximação acelerada e qualificada, sendo uma grande facilitadora na exportação dos produtos nacionais.
Nesta edição, as rodadas aconteceram no Sebrae Ilhéus, dois dias dedicados a gerar bons negócios entre os 15 compradores e as 30 marcas brasileiras. Entre as representantes do Brasil, estiveram empresas de diferentes graus de maturidade exportadora e de diferentes tamanhos, e empreendimentos com liderança feminina e cooperativas. Já entre os tipos de produtos a serem promovidos, há uma variedade, passando por diversos tipos de chocolate, bem como mas abrangendo usos variados do cacau.
Sobre o Chocolat Festival
Considerado o maior evento da América Latina em sua categoria, o Chocolat Festival teve a sua primeira edição em Ihéus, em 2009. Desde então, além das edições realizadas na capital do cacau, o festival acontece em mais cinco cidades brasileiras e em Portugal, acumulando mais 1.2 milhões de visitantes. Neste ano, o evento ocorre até dia 21, no Centro de Convenções de Ilhéus.
Sobre o Exporta Mais Brasil
Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Em 2023, com investimento de R$5 milhões, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos. O programa movimentou, ao todo, R$275 milhões em negócios e promoveu 3.496 reuniões de negócios entre 143 compradores internacionais de 41 países e 487 empresas brasileiras. Em 2024, o programa visitará os outros 14 estados do país, além de retornar a São Paulo e ao Ceará.