Rio+20: Pavilhão de Portugal mostrou potencialidades lusitanas

Por Ígor Lopes

Foto: Divulgação

Portugal montou um grande pavilhão no Parque dos Atletas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, com o intuito de mostrar ao mundo as suas ações, inovações e know-how em torno da temática do desenvolvimento sustentável. Ao lado da exposição de outras nações, e próximo ao Riocentro, a estrutura portuguesa, que presou pela beleza e imponência, recebeu o suporte e a iniciativa de laboratórios associados, empresas e instituições públicas e privadas. O local ficou ativo de 13 e 24 de junho e teve como um dos pontos máximos a visita de Passos Coelho, primeiro-ministro português. Toda essa atividade aconteceu no âmbito da Exposição RIO+20, durante a Conferência das Nações Unidas.

O assunto central do Pavilhão não poderia ser outro: “Portugal – um compromisso com a sustentabilidade”. A partir dessa temática, o espaço procurou dar a conhecer o que o país luso faz de melhor, as suas inovações e quão competitivo pode ser. Para isso, foram passadas mensagens-chave, através de 12 núcleos expositivos, com painéis temáticos, suportados pela exibição de filmes promocionais e palestras.

As energias renováveis, a eficiência energética, a utilização da água, a gestão florestal, a agro-indústria, a conservação da biodiversidade, a gestão dos recursos marinhos, o turismo verde, a investigação nas áreas da tecnologia e das ciências da natureza e do ambiente foram alguns dos temas abordados, num circuito que envolveu um conjunto de palestras, reuniões, apresentações de projetos, debates dinamizados pelos parceiros do projeto, organizações oficiais e Organizações Não Governamentais.

De acordo com a organização do Pavilhão, o propósito dessa presença específica no Rio de Janeiro foi mostrar um Portugal dinâmico, com preocupações ambientais e de sustentabilidade e com um forte potencial humano, empresarial, científico e tecnológico, além de um país preparado para a transferência de conhecimentos técnicos e científicos e aberto a mercados. O tamanho impressionava. O Pavilhão se espalhou por uma área de100 metros quadrados.

Apoio fundamental

O Pavilhão de Portugal, que contou com a coordenação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), teve parcerias de peso. Fazem parte da lista as Águas de Portugal (Adp), Sovena, com sua marca de azeite Andorinha, BES, EDIA, Fundação EDP, Grupo SEMAPA – Portucel – Soporcel e Secil, Martifer e REN, além de um conjunto de laboratórios científicos, designadamente CCMAR (Ciências do Mar), CESAM (Ciências do Ambiente e do Mar), CIBIO (Biodiversidade e Recursos Genéticos), CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), LARSy’S (Robótica para o Mar), Instituto D. Luiz (Ciências da Terra e Ambiente) e  REQUIMTE (Química  Verde e Sustentável).

 

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