Rio de Janeiro e Espírito Santo confirmam primeiros casos de coronavírus, Brasil tem 8 casos

Mundo Lusíada

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o registro do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no estado, além do Espírito Santo que também confirmou o primeiro caso no estado. Os outros foram em São Paulo. Segundo o governo, a maioria são casos importados, sendo dois casos de transmissão local, ou seja, histórico de contato com caso confirmado.

Em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira que o país tem 8 casos confirmados ao todo. São 633 casos suspeitos sendo investigados no país, sendo que 378 casos já foram descartados.

O do Rio de Janeiro foi o quinto caso confirmado no Brasil. É uma mulher de 27 anos de Barra Mansa, no Sul do estado, que viajou a Itália e Alemanha, entre 9 e 23 de fevereiro, e procurou uma unidade de saúde em 2 de março.

Já o caso do Espírito Santo se refere a uma mulher de 37 anos com histórico de viagem a Itália. O caso já foi confirmado no estado e entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas.

O quarto foi confirmado na manhã desta quinta-feira (5) pelo Ministério da Saúde em uma adolescente de 13 anos assintomática. De acordo com o ministério, quatro elementos levaram a definição do caso como confirmado: o resultado do exame de contraprova realizado pelo Instituto Adolf Lutz (IAL); local provável de infecção (Itália); possibilidade do uso de medicação para tratar uma lesão que pode ter mascarado os sintomas; e, ainda, a possibilidade de a paciente apresentar sintomas provocados pelo coronavírus nos próximos dias.

O governo ainda informou que mais um caso aguarda contraprova no Distrito Federal, uma mulher de 53 anos que esteve na Inglaterra e Suíça, entre fevereiro e março. O primeiro resultado positivo foi realizado em laboratório privado, e segue para uma contraprova em laboratório de referência.

Segundo o governo federal, o vírus não circula pelo país, sendo que os casos são relacionados com pacientes infectados e que retornaram de viagem fora do país. Por isso, a recomendação é que a população continue com as recomendações de etiqueta respiratória e higiene pessoal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: