SECP prepara Consulado itinerante para comunidades na diáspora

A Secretaria de Estado das Comunidades promove palestras em Santos, São Paulo e Rio, e divulga novos projetos para este ano. A experiência será iniciada em Campo Grande, Ribeirão Preto e talvez Campinas e ABC.

 

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Aproveitando a visita do secretário do Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira antecipou o almoço dos presidentes das associações luso-paulistanas para o encontro. E pediu mais atenção do governo português para a comunidade.

 

José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas esteve no Brasil para iniciar uma ação de “sensibilização e formação” para dirigentes e ensaiadores de grupos folclóricos portugueses, com palestras proferidas em associações luso-brasileiras em Santos, em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo disse ao Mundo Lusíada o secretário da pasta.

Comandado mais uma vez por José Cesário, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas está fazendo uma grande reforma no ensino português no estrangeiro, de acordo com Cesário. Além de trabalhar com presença cultural portuguesa no exterior, defende. “Essa vertente terá implicações aqui mas inicialmente através de iniciativas que farão parte do ano Brasil-Portugal. Neste nível, há um comissário que falará ao seu tempo” afirma Cesário.

Outro serviço promovido pela secretaria, de acordo com ele, terá grande impacto na vida das comunidades. São as novas ferramentas consulares, que iniciava na mesma semana em Paris. “Iremos através dela iniciarmos a recolha de dados biométricos para Cartão Cidadão e Passaporte fora dos postos consulares. A partir daqui vamos levar o Consulado junto das comunidades mais periféricas e distantes” diz Cesário em entrevista ao Mundo Lusíada.

No Brasil, a experiência deve ser iniciada em Campo Grande, no Pantanal mato-grossense, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, eventualmente em Campinas. “E vamos analisar a situação do grande ABC e ver se justifica” afirma.

Segundo o secretário, este é um novo instrumento de trabalho que permite que funcionários façam fora aquilo que se faz nos Consulados portugueses. “Vamos ter meios técnicos para permitir que nossos funcionários, com uma simples mala, se desloquem a um determinado local em comunicações seguras (via wireless) vão recolher dados para passaporte, Cartão Cidadão. É um consulado itinerante, vai ser feito só em determinados locais onde consigamos juntar um número significativo de pessoas, porque essas deslocações tem custo” afirma.

Para o local e data marcada, será preciso ter pelo menos 30 pessoas para serem atendidas. E a principal questão será a comunicação segura, afirma. “Vamos progressivamente fazer este tipo de missões. Os aparelhos, apesar de funcionarem ‘off-line’, o nível de qualidade do serviço ‘off’ pode não ser adequado. Em locais onde não hajam sistemas wireless seguros não conseguiremos atuar. Nos outros, com certeza”.

 

Comunidade de São Paulo

Além destas novas iniciativas em prol do folclore português, o secretário José Cesário diz que com sua visita sempre fica atento a outras questões como a rede consular, a vida das associações, além de ouvir os dirigentes. “Vim participar no 33º aniversário do Arouca SP Clube, que é uma instituição que eu prezo muito, o presidente Artur Pinto me convidou e tive maior gosto de responder ao convite” disse ele que esteve presente na sessão solene de aniversário de fundação do Arouca.

“A comunidade portuguesa de São Paulo é uma das maiores, tem um nível de organização significativo, começa a ter participação de jovens mas temos que fazer mais, temos que aumentar a participação das mulheres e até a sua presença em órgãos diretivos” afirma Cesário sobre as comunidades em SP. “Eu não tenho por função me intrometer na vida das associações mas procuramos e estamos fazendo esforço para que tenha mais participação de jovens e mulheres. Isso não é só em São Paulo mas nas nossas comunidades. E só espero servir as comunidades em São Paulo melhor do que temos servido”.

José Cesário ainda confirmou que o novo cônsul de Portugal em São Paulo já foi definido, apesar de não confirmar o nome, mas que deve chegar a capital paulista em princípio de abril. Segundo apurou o Mundo Lusíada, o novo cônsul é Paulo Lourenço que estava em Luanda, Angola.

Já o embaixador de Portugal no Brasil já chegou e teve um primeiro encontro com a comunidade portuguesa na Casa de Portugal de São Paulo, dia 15 de março. Sobre a decisão da saída do jornalista Carlos Fino da Embaixada de Portugal em Brasília, foi do Ministério dos Negócios Estrangeiros com intuito de reduzir custos. Cesário comentou que neste âmbito, muitos conselheiros técnicos e diplomatas foram dispensados pelo governo.

Leia mais em Especialista defende que atividade consular deve ser feita nos consulados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: