Ministro dos Negócios Estrangeiros discursa em São Paulo sobre relações Portugal-Brasil

Da Redação

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete na abertura do Seminário Diplomático "Projetar Portugal", promovido pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Museu do Oriente em Lisboa. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, em Lisboa. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

A Câmara Portuguesa realiza no dia 6 de maio, às 12h30 em São Paulo, o primeiro almoço-conferência deste ano. O convidado é o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, que falará sobre as relações Portugal-Brasil, no contexto da UE, América Latina e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No Brasil, Rui Machete visitará a capital federal, Brasília, e as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, para contatos políticos, econômico-empresariais, culturais, acadêmicos e com a comunidade portuguesa residente no Brasil.

O almoço em SP marca ainda a tomada de posse do novo presidente da Câmara Portuguesa, Miguel Setas, presidente executivo da EDP – Energias do Brasil, eleito em assembleia geral no passado dia 28 de abril.

O evento, no Villa Vérico, contará com a presença de inúmeros empresários brasileiros e portugueses. Iniciativas como esta, promovidas pela Câmara Portuguesa, têm como principais objetivos a troca de experiências entre o empresariado e a criação de oportunidades de negócios entre os dois países.

Rui Machete nasceu em Setúbal em 1940. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e possui o curso complementar de Ciências Político-Econômicas da Faculdade de Direito de Lisboa (1963). Advogado desde 1964, tem uma vasta experiência como professor universitário e político. Foi Secretário de Estado da Emigração (1975), Ministro dos Assuntos Sociais (1976-1979), Ministro da Justiça (1983-1985), Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional (1985). Foi secretário-geral adjunto do Partido Popular Democrata (1974-1975), vice-presidente do Partido e vogal da Comissão Política Nacional.

Deputado de 1985 até 1994, foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD em 1979 (tendo sido, durante esta legislatura, membro da Assembleia do Conselho da Europa, e relator-geral deste Conselho), presidente da Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano na IV e V Legislaturas, presidente das Comissões Eventuais para as II e III Revisões Constitucionais, e presidente das Delegações Parlamentares Portuguesas ao Conselho da Europa e União da Europa Ocidental.

Foi ainda administrador do Banco de Portugal entre 1981 e 1989. Atualmente é administrador da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento desde 1985, foi presidente do seu Conselho Executivo de 1988 a 2010.

Atualmente, com aproximadamente 300 empresas associadas, a Câmara Portuguesa tem realizado constantemente uma série de ações e eventos de aproximação do empresariado brasileiro e português, discutindo os assuntos em pauta no mundo dos negócios.

Programação

Em Brasília, para além dos encontros com Mauro Vieira e Michel Temer, destaca-se a participação do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros num almoço de trabalho organizado pela Federação das Indústrias e a Câmara Portuguesa de Comércio do Rio de Janeiro, na comemoração do Dia da Língua Portuguesa e Cultura CPLP também no Rio de Janeiro, o encontro com o Governador de São Paulo e uma visita ao Museu da Língua Portuguesa também em São Paulo, além de encontro com a comunidade portuguesa nos jardins do Consulado Geral de Portugal em SP.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: