Domingo, 23 de Abril de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Novo santuário de Fátima no Rio vira “point” religioso para milhares de fiéis

Por | 9 novembro, 2011 as 2:31 pm | 9 comentários

Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

A associação arquidiocesana carioca “Tarde com Maria” inaugurou, em maio deste ano, um santuário dedicado à devoção de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em clima de muita oração, centenas de pessoas visitam o lugar, que se destaca por ser uma réplica fiel da Capelinha das Aparições em Portugal.
É impossível negar o ar de paz, serenidade e fé que se faz sentir ao entrar nesse novo santuário de Fátima. É certo que o que não falta no Rio são lugares litúrgicos dedicados à devoção dessa santa. Mas este, em especial, chama a atenção dos devotos. Inaugurado este ano, na presença de milhares de fiéis, o santuário conta com uma temática interessante, uma vez que o local acolhe a única réplica no mundo da Capela das Aparições, que nasceu originalmente em Portugal.
Há quem duvide das perfeitas medidas geométricas do santuário, mas o que parece verdadeiramente importar para os peregrinos é a emoção de poder adorar Nossa Senhora de Fátima em solo brasileiro, com a clara sensação de estar em terras lusitanas. Esse sonho de trazer a Capela das Aparições ao Brasil só foi possível através do esforço de Berthaldo Soares, presidente-fundador da entidade Tarde com Maria. Este responsável teria sido alvo de um milagre da Virgem Maria e, em tom de agradecimento, fez Fátima desembarcar na cidade maravilhosa.

O nascimento da réplica
Através da oração do terço, Berthaldo Soares, quando ainda era muito jovem, diz ter sido curado de uma grave doença. Para agradecer Nossa Senhora, em 1987 reuniu várias pessoas na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana para que todos rezassem o terço e venerassem a Virgem Santíssima. Surgia assim a Tarde com Maria (http://www.tardecommaria.com.br/), uma entidade católica, sem fins lucrativos e que tem como principal objetivo evangelizar.
Segundo Berthaldo, são já 24 anos ininterruptos de eventos e muitas graças alcançadas ao longo de todos esses anos. Quando a Tarde com Maria completou 20 anos, Berthaldo foi ao Santuário de Fátima, em Portugal, agradecer essa história de amor e fé. E foi em terras lusas, onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos, que diz ter tido a inspiração de construir a réplica da capelinha aqui no Rio de Janeiro.
“Essa foi uma maneira de agradecer a Nossa Senhora por todos os milagres realizados em minha vida e na vida de todos que passaram pela Tarde com Maria e de contribuir para difundir cada vez mais os seus ensinamentos”, conta Berthaldo.
As obras da Capela das Aparições tiveram início em 2008 com a desobstrução do terreno cedido pela prefeitura do Rio.

Maria José e Isaura visitam capela das aparições no Rio. Fotos: Ígor Lopes

A inauguração
Cerca de sete mil pessoas se reuniram na manhã do dia 28 de maio de 2011, no Recreio. Em causa estava a inauguração da única réplica no mundo da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. Apesar da forte chuva, os fiéis homenagearam Nossa Senhora, unidos pela fé, como uma espécie de Déjà vu do que aconteceu em Fátima em 1913.
A missa inaugural foi levada a cabo pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, tendo ainda como celebrantes os bispos portugueses Dom Antônio Marto, Dom Virgilio Antunes e o reitor da Capela das Aparições carioca, o Cônego José Gomes Moraes.
Para marcar esse dia, houve a consagração do altar e da capela e a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, numa cerimônia transmitida ao vivo pelo canal católico Rede Vida para todo o Brasil. A imagem de Fátima circulou por todo o local e foi recebida com aplausos e lágrimas pelos fiéis. Antes da sua chegada ao Rio, a imagem de Fátima foi abençoada no dia 13 de maio, no santuário português.
Por meio de doação de fiéis, da comunidade portuguesa e de empresários, a Tarde com Maria está erguendo também um prédio-sede da instituição, que será destinado a obras sociais, estúdios de rádio e TV, com o objetivo de integrar, informar, divulgar e evangelizar. O prédio fica por trás do santuário, onde está a pequena capela. O santuário conta ainda com uma esplanada dos peregrinos, confessionários, entre outras estruturas destinadas aos peregrinos.
Para quem tem dúvidas sobre a semelhança entre a capela do Recreio e a de Fátima, em Portugal, Berthaldo afirma que uma das condições para o arquiteto que planejou o santuário português ceder a planta original da capela foi que “seguíssemos fielmente tudo, incluindo o material utilizado em Fátima”.
Deve-se frisar que o local acolhe uma atmosfera radicalmente ligada ao que se vê em Portugal. Toda a parte arquitetônica, desde o teto, passando pelos bancos, faz lembrar o santuário português.
O presidente da Tarde com Maria espera que a capela “seja um grande centro de peregrinação Mariana, a exemplo do que acontece em Aparecida do Norte, e que possamos converter, evangelizar e divulgar a palavra de Deus para um número cada vez maior de fiéis”.

Orgulho de servir
Berthaldo Soares não esconde o orgulho de ter conseguido alcançar o objetivo de erguer, no Rio, uma réplica da Capela das Aparições. Este responsável explicou ao Mundo Lusíada como se sente.
“Estamos cumprindo uma missão que Nossa Senhora nos confiou. Nada foi programado por nós, mas sim por Ela. Evangelizar, levar a palavra de Deus a todos, é natural nos nossos dias, nas nossas vidas. Nessa caminhada, que já dura 24 anos, conseguimos trazer de volta muitos fiéis. É gratificante, necessário e imprescindível trabalhar para a Mãe de Deus”, acredita Berthaldo.

Arcebispo do Rio aprova santuário
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, disse ao Mundo Lusíada que é importante ter essa réplica no Rio e que espera que esse seja um lugar de “oração e devoção”.
“Creio que a réplica da capela vai trazer às pessoas a sua religiosidade e fé em busca de Jesus Cristo. Embora a capela tenha surgido de uma devoção pessoal, o santuário pertence à arquidiocese do Rio, sendo administrada pela entidade Tarde com Maria”, disse Orani Tempesta.

Peregrinos praticam a fé
A nossa reportagem conversou com alguns peregrinos que visitam o santuário. Alguns deles afirmaram que a capela tem semelhanças com a de Portugal, mas apresenta traços novos. Esses mesmos fiéis chegaram à conclusão de que o importante é praticar a fé.
As irmãs portuguesas Maria José e Isaura, que visitaram a capelinha pela primeira vez, aprovaram este novo local de peregrinação.
“Sou devota de Fátima e este lugar é bastante bonito. Achei maravilhoso o que vi aqui. Tudo isso nos faz lembrar as nossas origens. Para nós que somos portugueses é maravilhoso ter esse local de devoção no Rio”, revela Maria José Fernandes.
Já Isaura Fernandes Aparício diz gostar do que viu, mas atesta que se a imagem de Fátima estivesse “em cima de um tronco, seria mais verídico”.
Apesar de morarem em Nova Iguaçu, cerca de 65 quilômetros do Recreio, elas pretendem voltar a visitar o santuário.

Programação privilegia fé
No santuário são celebradas missas todos os dias, de segunda à sexta-feira, às 18h, e sábados e domingos, às 10h e 19h. Nos dias 12, há missas com procissão de velas às 19h e, nos dias 13, acontece a missa solene às 10h e missa com procissão de velas às 19h.
“Atendendo ao pedido de Nossa Senhora celebramos missa no primeiro sábado do mês às 10h e toda quinta-feira o dia é dedicado ao Santo Padre. Lembrando que não somos apenas uma réplica arquitetônica, somos também uma réplica litúrgica”, sublinha Berthaldo.

Convite aos fiéis
Para quem ainda não conhece o santuário no Recreio, Berthaldo Soares deixa uma mensagem.
“Faço um convite a todos para que venham conhecer e participar de uma de nossas celebrações nesse local sagrado, erguido em honra à Maria Santíssima. É uma maneira de estar mais próximo de Nossa Mãe e lembrar o local onde ela apareceu aos pastorinhos. O santuário é um lugar de oração e de respeito. Um local Santo”, finaliza Berthaldo.

A devoção
Nossa Senhora de Fátima apareceu para Lúcia de Jesus dos Santos, 10, e aos irmãos Francisco, 9, e Jacinta Marto, 7, em Portugal, dia 13 de Maio de 1917, quando eles cuidavam de ovelhas.
Por seis meses seguidos, no mesmo dia, exceto em agosto, as aparições voltaram, com mensagens sobre guerra, descrição do inferno e recomendações para que a humanidade rezasse o terço. O “recado” da santa ficou conhecido como o segredo de Fátima.



+ Acessadas



 

9 respostas para “Novo santuário de Fátima no Rio vira “point” religioso para milhares de fiéis”

  1. VERA LUCIA P C SOUZA disse:

    EM 2008 Fui com meu marido a LOURDES (FRANÇA) e a FÁTIMA (PORTUGAL). Indescritível a emoção. Este ano fui, antes da inauguração oficial até a RÉPLICA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA BARRA (RECREIO DOS BANDEIRANTES). Sou grata a Nossa Senhora por toda a proteção que ela traz a minha vida e a de meus filhos. TEnho a certeza: continuo aqui HOJE porque NOssa SEnhora me quer aqui. Temos agora no Rio O Santuário no Corcovado e o de Nossa Senhora de Fátima. O povo carioca realmente tem muita fé e transforma esta fé em beleza e consolo.OBRIGADA SENHOR POR EU ESTAR AQUI !! EU TE AMO JESUS ESTAS NO MEU CORAÇÂO PERPETUAMENTE!!! AMÉM!!!

  2. simone são miguel disse:

    Sou guia de turismo e não conheço este santuario, preciso do endereço e todas as informações para levar meus passageiros, que já me perguntaram sobre este lugar.
    agradeço
    simone

  3. alessandra disse:

    Boa noite:
    Gostaria de saber se no Santuario vende velas no tamanho das pessoas.

  4. Lourdes disse:

    Prezados senhores,

    Solicito informações do endereço do Santuário e como chegar
    até ele. Agradeço antecipadamente e parabenizo o empreendimento aos responsáveis. Que Deus ilumine a todos.
    Aguardo ansiosamente umabreve resposta.
    Sou Maria de Lourdes F.B. de Abreu

  5. carlos fachada disse:

    Minha mãe com 84 anos deseja muito ir visitar, ela é portuguesa e quando pequena andou de sua cidade até Fátima á pé, por isso gostaria de saber o endereço e horários de missa nos sábados e domingos
    Carlos fachada

  6. luis antonio pinho dos santos disse:

    Gostaria de obter informação para visita com caravana aproximadamente 27 ou 35 pessoas de minha paróquia,estou fazendo a listagem,assim que ficar pronta entrarei em contato para maiores informação.Agradeço e peço o telefone e a pessoa responsavel para se ter uma comunicação agradavel de comunicação junto á está comunidade cristã

  7. Maria Regina Neubarth disse:

    Gostaria de saber o horário de funcionamento da loja de souvenir, pois preciso compra uma imagem de N.S. Fátima. Já estive no Santuário e me apaixonei. Lugar maravilhoso, muita energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade