Fafá de Belém “vermelhou” ao receber medalha do Turismo de Portugal

Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, Fafá de Belém, o cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio de Almeida Lima, e esposa Vanda de Almeida Lima. Fotos: Ígor Lopes

 

A cantora Fafá de Belém recebeu a medalha de Mérito Turístico 2011 pelas mãos da Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, como forma de reconhecer o seu trabalho pessoal de divulgação e promoção de Portugal como destino turístico no Brasil e no mundo. A cerimônia teve lugar no dia 19 de outubro, no Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Muito emocionada e com um vestido vermelho exuberante, Fafá de Belém chamou a atenção também pela sua silhueta esbelta, pela simpatia e pela já tradicional gargalhada. A cantora, que completou 25 anos de carreira em Portugal, num total de 36 no Brasil, fez um discurso emocionado e garantiu que vai continuar promovendo Portugal durantes as suas andanças pelo mundo e que pretende levar cada vez mais pessoas para conhecer o país luso.
“Espero poder continuar levando mais pessoas a esse país maravilhoso”, afirmou Fafá, que acredita que a sua carreira em Portugal se traduz em “amor”.
Ao ser perguntada pela nossa reportagem se ela tinha a plena noção de que, além de ser uma medalha, essa era uma homenagem de um país inteiro, Fafá não escondeu a emoção, engoliu o choro e disse: “Não tenho o que te responder. Foi absolutamente surpreendente. Essa homenagem foi avassaladora”. Fafá conta que esse reconhecimento “foi fruto de muito trabalho e de muita dedicação”.
“Eu me chamo Maria de Fátima por causa de uma promessa que uma tia fez quando meu pai, ainda criança, estava muito doente. Ele chegou a receber a extrema-unção, estava desacreditado, e esta tia prometeu que, se ele sobrevivesse, a primeira filha se chamaria Fátima”, explicou Fafá.
Cecília Meireles, Secretária de Estado de Portugal, admite que essa medalha tem um grande significado para o seu país e que a homenagem à artista brasileira é merecida. “O que fizemos foi homenagear uma pessoa que tem uma grande ligação com Portugal e pelo fato da Fafá ser a embaixadora de Portugal no Brasil. A Fafá gosta muito de Portugal e um dos objetivos do turismo do meu país é dizer que há muitas razões para descobrir Portugal. E só quem pode explicar o que Portugal tem a oferecer é quem conhece bem o nosso país e a Fafá é essa pessoa”, sublinha a representante do governo português.
Na opinião do cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antônio de Almeida Lima, Fafá se caracteriza por ser uma figura de referência no Brasil e em Portugal. Para ele, a escolha de Fafá para receber a medalha foi acertada.
“A Fafá é uma grande artista brasileira e uma mulher com uma responsabilidade cívica e de intervenção pública e que tem feito muito pela divulgação de Portugal, pois Fafá é fiel as suas raízes, uma vez que é descendente de portugueses. Ela é um dos elos entre Portugal e Brasil”, disse o cônsul que acredita que a cantora tem contribuído muito para a divulgação da música portuguesa. “Ela inclusive canta muito bem o fado e outras músicas portuguesas”, finaliza Antônio de Almeida Lima.
Presente no evento, o ator português Joaquim de Almeida aprovou a homenagem a Fafá de Belém. “Conheci a Fafá há 14 anos no estádio da Luz do Benfica, em Lisboa. Ela sempre canta canções portuguesas no mundo inteiro e tem sido uma grande referência da música brasileira para os portugueses e uma grande embaixadora fora de Portugal”, refere Joaquim de Almeida, que contou ao Mundo Lusíada que está trabalhando num projeto no Brasil, numa co-produção de vários países, em inglês. No ano que vem, tem já prevista a sua participação num filme baseado num livro de Jorge Amado. “Eu adoro o Brasil e gosto também de trabalhar aqui”, completa ele, que foi o primeiro ator português a atuar em Hollywood, nos Estados Unidos.
O evento contou também com a presença de representantes de associações e entidades portuguesas, do vice-presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, e da esposa do cônsul de Portugal no Rio, Vanda de Almeida Lima.
Durante a cerimônia de entrega da medalha à cantora brasileira, o Turismo de Portugal aproveitou para apresentar o novo vídeo de divulgação de Portugal com o tema “A Beleza da Simplicidade”, com depoimentos de famosos, entre eles Fafá de Belém, a jornalista Ana Paula Padrão, a apresentadora Hebe Camargo, entre outros.
A medalha de Mérito Turístico é atribuída a personalidades ou entidades que tenham ajudado a promover Portugal como turismo no mundo. Outros nomes também irão receber a distinção ainda este ano, como o treinador do Real Madrid, José Mourinho, o surfista Tiago Pires, e o economista Ernâni Lopes, a título póstumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend