Da Redação
No último 19 de novembro, aconteceu mais um evento comemorativo dessa tradicional marca portuguesa presente em São Paulo, o Rancho “Santa Marta dos Navegantes”. Um Rancho Folclórico que se mantém vivo e atuante graças a dedicação e empenho dos membros da família Almeida e Silva, capitaneada pela fundadora Maria Dulcina Almeida e Silva, que transformou o ambiente folclórico em um ambiente familiar e sabe como ninguém recepcionar convidados e amigos.
E assim aconteceu no dia 19 de novembro quando a direção do Santa Marta recepcionou o que seria perto de 150 pessoas mas que passou de 200 convidados para comemorar os 30 anos deste Rancho Folclórico que é super aplaudido pelo desempenho no palco. Aliás o palco foi diferente, aconteceu no Clube Esportivo da Penha (Salão Nobre).
Ao Mundo Lusíada a fundadora Maria Dulcina disse que estavam programando uma festa para 150 pessoas “para não deixar a data passar em branco”, mas vieram muitos mais: “tivemos o salão lotado com mais de 200 pessoas, foi maravilhoso servimos em duas partes uma entrada e o jantar depois o bolo”, disse ela afirmando que ficou feliz porque “foi uma realização” depois de tanta turbulência, pandemia, e mais contratempos: “minha filha doente, achei que não ia conseguir fazer a festa”, mas com muita persistência da própria filha “fizemos essa festa para a realização dos nossos 30 anos”.
Sem outra atração convidada, o Santa Marta teve apresentação única, exclusiva para os convidados do evento. E a exibição foi elogiada pelo público e pela “chefe” – “foi uma apresentação linda comandada pela minha filha e ensaiadora Cristina Almeida”, afirmou a Dona Dulcina.
A história do Santa Marta não foi simples ou vazia. Dulcina diz que apesar do tempo “passar rápido” componentes, membros da direção viveram uma história longa, com muitas surpresas e muitas superações.
“Pois é depois desses 30 anos apesar de termos a sensação de que o tempo passa muito rápido, a nossa jornada até aqui foi longa e com muitas surpresas, muitas conquistas, muitos desafios, muitas perdas, mas também tivemos muitas superações, e é com muito orgulho que comemoramos esse aniversário, lembrando de tudo que passamos e que com certeza nos deixou mais fortes e perseverantes”, disse a sempre muito saudosa guerreira que leva sua história e sua cultura com uma força gigantesca dessa mulher portuguesa que é a fortaleza da família.
“Eu só quero parabenizar e agradecer a todos os meus componentes, diretores, meus amigos da empresa portuguesa, colaboradores, ao Presidente do Clube Esportivo da Penha o Sr. Luiz Carlos Picone, por ter nos cedido o espaço para realização desse evento. Obrigada a todos por estar sempre nos apoiando e agradecer a Deus sem ele não estaríamos aqui”, completou.