Visita oficial: Ministros destacam 2022 como ano importante para as relações Portugal-Brasil

Mundo Lusíada

Neste dia 02, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, recebeu o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante sua primeira deslocação ao estrangeiro, para uma visita a Lisboa.

Foram discutidas as relações bilaterais políticas, econômicas e culturais, além de temas da agenda internacional, como o Acordo UE-Mercosul, a Venezuela e a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Em declarações à imprensa, os chanceleres de Brasil e Portugal citaram que foi feita uma “revisão” das relações bilaterais. O Ministro português destacou o ano de 2022 como “importante para as relações Portugal-Brasil, ao nível político, diplomático, econômico e cultural”, segundo Santos Silva.

Em 2022, acontece em Portugal a Cúpula Brasil-Portugal. Nesse ano será ainda aberta a 7ª Cátedra de estudos portugueses no Brasil, além disso Portugal será tema da próxima Bienal Internacional do Livro de SP, e Brasil ainda convidou Portugal para integrar as comemorações dos 200 anos de Independência no país. “Será um ano intenso em todos os níveis” citou o ministro português.

“Tivemos muito prazer em receber o convite para nos associarmos ao segundo centenário da independência do Brasil, que para nós significará também a celebração do primeiro centenário da travessia do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral”, acrescentou Santos Silva.

Santos Silva também lembrou da recente visita do ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, quando da inauguração do cabo submarino EllaLink, entre Sines e Fortaleza, no Ceará. Segundo o MNE, Brasil e Portugal trocaram informação sobre o combate à pandemia, a colaboração entre países lusófonos no âmbito da CPLP, e também sobre os esforços para conclusão do acordo UE-Mercosul.

Do Brasil, o ministro Carlos França declarou que o encontro reflete a “intensidade e a solidez das relações Brasil-Portugal, que são baseados no compartilhamento não apenas da grande herança cultural, mas também de valores e interesse comum”.

Diplomacia da saúde, recuperação econômica e meio ambiente foram os temas que destacou o ministro brasileiro, da reunião com o chanceler português. França ainda agradeceu o envio de remessa de medicamentos para intubação do governo português que já está em uso no sistema de saúde do Brasil. O ministro brasileiro ainda declarou que o país entra num outro patamar no combate a Pandemia, com o acordo entre a Fiocruz no RJ e a Oxford/Astrazeneca, para a produção local de vacinas contra a covid-19.

Atualmente, cerca de 600 empresas de capital português atuam no Brasil. “Nós acreditamos no potencial de crescimento deste número nos próximos anos, assim como as concessões e privatizações de empresas estatais serão uma grande oportunidade”. Carlos França ainda citou a cooperação de Portugal nas questões relativas a União Europeia.

Neste dia 02, o Ministro brasileiro também participou de encontro empresarial organizado pela CIP Empresarial, em que abordou temas do relacionamento econômico bilateral e da recuperação econômica pós-pandemia.

A balança comercial com Portugal é superavitária para o Brasil (US$ 828 milhões, em 2020). No ano de 2020, os principais produtos exportados foram: óleos brutos de petróleo (56%), soja (9%), milho (7,6%) e produtos laminados de ferro ou aço (5,8%).

Estima-se que 600 empresas de capital português atuem no Brasil. Segundo o Banco Central, Portugal é o 16º país de origem de Investimentos Estrangeiros Diretos no Brasil, com cerca de US$ 10,7 bilhões em estoque de investimentos.

Durante sua passagem por Portugal, o ministro brasileiro também teve reunião com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na chegada ao país.

Em Lisboa, Carlos França disse que o Brasil quer reforçar o seu papel na CPLP. No encontro com Ribeiro Telles, o ministro tratou da possibilidade de maior intercâmbio da organização com a Fundação brasileira Alexandre Gusmão, para promover a língua portuguesa e os valores da comunidade. Também falaram sobre o esforço do Brasil para efetuar, tão rápido quanto possível, o pagamento de cotas em atraso.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: