Presidente português e ministro brasileiro discutem relações bilaterais

Mundo Lusíada

O Presidente de Portugal recebeu, em audiência no Palácio de Belém, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos Alberto Franco França, na noite desta quarta-feira.

Segundo o governo, ao longo de mais de uma hora, conversaram sobre os principais temas das relações bilaterais, sobretudo, a dimensão estratégica das relações entre Brasil e Portugal no médio e longo prazos, e sobre questões internacionais nos campos da saúde, economia e meio ambiente.

Participaram também da reunião, pelo lado brasileiro, o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Almirante Flávio Rocha, e o Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, Embaixador Kenneth Félix da Nóbrega.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhado pela Assessora Diplomática do Presidente da República, Embaixadora Maria Amélia Paiva.

Já nesta manhã, o Ministro França reuniu-se com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

Em pauta, estiveram temas como a COP26, o Acordo De Paris, energias renováveis e sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Em Lisboa, o Ministro brasileiro visitou também a sede da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). França foi recebido pelo Secretário-Executivo, Francisco Ribeiro Telles, e os representantes dos países membros.

Durante o encontro, trataram da Cúpula da CPLP em Luanda, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, e da cooperação e concertação política no âmbito da organização. O Ministro Carlos França agradeceu o apoio à recente eleição do Brasil para o Conselho de Segurança da ONU.

A CPLP foi estabelecida em 1996, e é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.

Já no dia 02, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, recebe o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante esta sua primeira deslocação ao estrangeiro para visita bilateral.

No encontro de trabalho serão discutidas as relações bilaterais políticas, econômicas e culturais. Serão ainda abordados temas da agenda internacional, como o Acordo UE-Mercosul, a Venezuela e a CPLP. Além também de ser assinado um Acordo sobre Serviços Aéreos entre os dois países.

A viagem do ministro brasileiro pretende abordar cooperação em saúde, desenvolvimento sustentável, recuperação econômica pós-pandemia, questões consulares e a agenda bilateral de defesa, bem como os resultados da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no último semestre, as perspectivas para entrada em vigor do Acordo Mercosul-União Europeia e os preparativos para as celebrações dos 200 anos da independência do Brasil, em 2022.

Consulado

No Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, o Ministro Carlos França foi recebido pelo Embaixador Wladimir Valler Filho, Consul-Geral em Lisboa e pela Embaixadora Maria Dulce Silva Barros, Cônsul-Geral do Brasil no Porto.

Entre os temas abordados na reunião, esteve a assistência a brasileiros no exterior e fortalecimento e expansão dos serviços consulares, segundo o governo, “uma das prioridades do governo brasileiro”. Os Consulados-Gerais do Brasil tanto em Lisboa quanto no Porto atendem grande volume de brasileiros, tanto turistas como residentes em Portugal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: