Senadores brasileiros são recebidos em Lisboa e veem interesses convergentes

Da Redação
Com agencias

Renan_MariaAssuncaoEsteves_AssembleiaLisboaEm viagem oficial a Lisboa, onde participa do encerramento do Ano Brasil em Portugal, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi recebido em 06 de junho, pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves.

A convergência de interesses entre Brasil e Portugal foi destacada, em 7 de junho, pelos senadores Gim (PTB-DF) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que participam com o presidente do Senado, Renan Calheiros, em Lisboa, do encerramento do Ano do Brasil em Portugal. Ricardo Ferraço informou à Agência Senado que avançou a consolidação da unidade dos parlamentos de língua portuguesa.

Também Renan Calheiros informou que pretende criar um grupo de representação do Congresso Nacional brasileiro junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo é promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes do bloco.

Economia
Depois de lembrar que as relações com Portugal são “de alma”, por envolverem a história, a cultura e a identidade política – “os dois países combateram ditaduras” –, Ferraço disse que o momento pode representar uma oportunidade de aprofundamento dos laços econômicos.

Como Portugal enfrenta uma recessão profunda, segundo Ferraço, companhias portuguesas manifestam intenção de investir mais no Brasil. Um dos campos de interesse, na avaliação do senador, é a geração de energia alternativa. Ferraço informou que os senadores estavam conhecendo os investimentos de Portugal em energia renovável.

“Portugal é uma referência no mundo nesse assunto porque 40% de sua matriz energética tem como origem fontes renováveis. Esse é um caminho importante, porque visa à sustentabilidade” acrescentou.

Parcerias
Na busca de novos mercados, companhias portuguesas querem investir em energia eólica no Brasil, de acordo com Ferraço. O Gim Argello citou as telecomunicações como outra área de grande interesse dos empresários portugueses. Ferraço, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), disse acreditar em um intercâmbio maior também nas áreas científica, acadêmica e cultural.

O próprio Ano do Brasil em Portugal, com quase 300 eventos culturais no país, na avaliação do senador, é uma iniciativa na direção de um intercâmbio maior. No encerramento do evento, que acontece dia 10, a cantora brasileira Maria Bethânia vai recitar poemas de poetas brasileiros e portugueses, entre eles Fernando Pessoa.

Um dos pontos altos da integração, conforme o presidente da CRE, será a cúpula Brasil-Portugal, que se realizará na segunda-feira, Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. A presidente Dilma Rousseff deverá se encontrar com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Depois de ser recebido pela presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Andrade Esteves no dia 6, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve participar, ainda dia 10, de um jantar a ser oferecido pelo presidente de Portugal, Cavaco Silva, à presidente Dilma Rousseff.

Língua Portuguesa
O presidente do Senado Federal defendeu a intensificação nas relações entre os dois países e, neste sentido, assumiu o compromisso de criar – “num curto espaço de tempo” – grupo de representação do Congresso Nacional junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo ressaltou Renan, o objetivo será promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes da comunidade. A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e conta com a participação de oito países: Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

LEIA MAIS >> Dilma Rousseff é aguardada em Lisboa para o encerramento do Ano do Brasil em Portugal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: