José Carneiro lança livro com balanço à frente da Secretaria das Comunidades Portuguesas

Mundo Lusíada

Em 22 de julho, aconteceu na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, o lançamento do livro do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, intitulado “Valorizar os portugueses no mundo: por uma visão estratégica partilhada 2015–2019”.

A apresentação da obra foi realizada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O livro faz um balanço dos quatro anos de mandato à frente da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, passando por momentos internacionais como o apoio às comunidades e lusodescendentes na Venezuela, no Reino Unido diante do “Brexit”, e em Moçambique após o Ciclone Idai.

Também neste governo, os portugueses recenseados no estrangeiro passaram de 318 mil para mais de 1.450.000 (um milhão quatrocentos e cinquenta mil). Os dados estão relatados neste relatório de Carneiro.

Na altura, Carneiro afirmou que as mudanças iriam impactar de forma positiva o cenário eleitoral na diáspora portuguesa, e proporcionar “menos desigualdades” entre os portugueses que vivem em Portugal e os que fazem parte da comunidade lusitana em 178 países do globo.

A obra também defende que a aposta na modernização administrativa, na melhoria do relacionamento dos cidadãos com a administração pública, com as criações do Espaços Cidadão nos consulados-gerais de Paris, São Paulo, Bruxelas e Londres.

O apoio ao investimento de emigrantes e lusodescendentes em Portugal, apoios financeiros concedidos às associações portuguesas, e o apoio ao regresso de emigrantes e familiares a Portugal estão no livro. Cerca 1.700 portugueses em 72 países já se inscreveram no programa Regressar do governo.

“Um balanço do muito que foi feito ao longo da legislatura. E é disso mesmo que deve tratar a ação governativa: valorizar, apoiar, reconhecer, dignificar cada português espalhado pelo mundo” divulgou o deputado Paulo Pisco, presente ao evento.

No Brasil, José Luis Carneiro esteve em visita a diversas comunidades luso-brasileiras durante estes anos, com destaque para sua primeira visita a Santos e também Manaus, além de passar por Belém do Pará, Rio, São Paulo, Brasília, Maranhão. Confira alguns momentos com os portugueses do Brasil:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend