Angela Merkel inicia visita a Portugal em dia dedicado à pesquisa e tecnologia

Mundo Lusíada
Com Lusa

A chanceler alemã, Angela Merkel, inicia nesta quarta-feira uma visita a Portugal com um programa centrado na tecnologia e pesquisa, deslocando-se à multinacional alemã Bosch de Braga, e ao I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde do Porto.

Realizada a convite do primeiro-ministro, António Costa, a visita começa nesta tarde na multinacional alemã Bosch, instalada em Braga há quase 20 anos, para a inauguração da Nova Unidade de Tecnologia e Desenvolvimento da empresa, acompanhada pelo primeiro-ministro Antonio Costa.

Merkel e Costa seguem para o Porto em veículos Volkswagen produzidos na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, para visitar laboratórios e participar num debate com “cerca de 100 alunos de doutoramento” das três linhas de pesquisa do instituto, segundo a instituição.

Merkel e Costa seguem depois para o Porto em viagem feita em veículos produzidos na fábrica da Autoeuropa, os Volkswagen T-Roc e Sharan, da multinacional alemã. Em Paranhos é onde está instalado o I3S e onde vão visitar três laboratórios.

Em causa o Bioengineered 3D Microenvironments, que trabalha na interface entre a bioengenharia e a biomedicina; o Nanomedicines & Translational Drug Delivery, centrado no desenvolvimento de sistemas de entrega de fármacos recorrendo em particular à nanotecnologia; e o Bioimaging, com foco nas áreas de biomateriais, nano-medicina e medicina regenerativa.

Ao final da tarde, está previsto “um encontro com os estudantes de doutoramento da Universidade do Porto”, no Auditório Mariano Gago. Depois das intervenções de Costa e Merkel, segue-se o debate com os alunos, no âmbito da iniciativa “Encontros com os Cidadãos sobre o futuro da Europa”.

O instituto de investigação português na área das Ciências da Saúde foi criado para estreitar relações e sinergias entre o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

A colaboração entre os três laboratórios foi oficializada em 2003, com um protocolo de cooperação, o I3S efetivou-se como consórcio em 2014 e, em 2015, as equipas transferiram-se para o novo edifício, num investimento que ascendeu aos 21,5 milhões de euros.

Com 20 milhões de euros de orçamento anual, o I3S tem três grandes linhas de investigação (cancro, Interação e Resposta do Hospedeiro e Neurobiologia e Doenças Neurológicas), reunindo mais de 900 pessoas por 64 grupos de investigação.

Depois deste primeiro dia em que a chanceler germânica no norte de Portugal, na quinta-feira, estará em Lisboa, onde é recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: