10 Junho: Presidente recebe medalha na Guarda e diz que o medo deve dar lugar à esperança

Presidente Aníbal Cavaco Silva recebeu a Medalha de Ouro da cidade e o título de Cidadão Honorário da Guarda, que lhe foram outorgados por unanimidade pela Câmara Municipal.

Leia mais >> Após desmaio, presidente retoma discurso no 10 de Junho e pede diálogo entre políticos

Cavaco_10Junho_Guarda

Mundo Lusíada
Com agencias

A Câmara da Guarda atribuiu a Medalha de Ouro da cidade ao Presidente de Portugal, por ter designado a Guarda como sede das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A entrega da distinção aconteceu na sessão solene de boas vindas ao Presidente da República, realizada durante a manhã do dia 09 no edifício dos Paços do Concelho. Esta é a segunda vez, em 37 anos, que a comemoração acontece na Guarda.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), justifica a atribuição da Medalha de Ouro a Aníbal Cavaco Silva por considerar que a escolha da cidade para as comemorações oficiais do 10 de Junho “é um sinal do empenhamento do Senhor Presidente da República em descentralizar este tão importante acontecimento ao interior de Portugal”.

Durante a solenidade, Álvaro Amaro reconheceu que o país está “a sair de uma crise grave que a todos atingiu”, mas precisa “de um projeto que mobilize os setores mais dinâmicos da sociedade”. “O país espera que Vossa Excelência, pela autoridade que tem e pela legitimidade que possui, seja, agora mais do que nunca, o impulsionador desse projeto de esperança, unindo os que na política estão desavindos, mobilizando os que na economia estão descontentes, congregando os que na sociedade estão desconfiados ou alheados. É uma tarefa patriótica e nacional. Mas é disso que o país precisa: de visão nacional e de espírito patriótico”, afirmou o presidente da Câmara da Guarda.

Em sua intervenção, Cavaco Silva declarou que “é tempo de o medo dar lugar à esperança”. “É fundamental que evitemos erros passados, para que no futuro as novas gerações não tenham de voltar a fazer os mesmos sacrifícios(…) Com os olhos postos no horizonte que é o nosso futuro, temos de, em conjunto, no tempo presente, reencontrar o rumo certo para o nosso país”.

O presidente ainda falou sobre a cidade de Guarda, e sua localização privilegiada, que pode representar um ativo econômico. “A implantação de novas empresas no concelho e no distrito da Guarda, com forte aposta na inovação e desenvolvimento, é a prova de que a interioridade pode ser vencida e de que à fatalidade da geografia não corresponde a fatalidade da desertificação. Cabe às autarquias, com o apoio do Governo central, um papel fundamental como entidades catalisadoras do desenvolvimento dos seus Municípios”.

Antes de chegar ao edifício-sede do Município, onde descerrou uma placa alusiva à data e assinou o Livro de Honra da Câmara Municipal, o Presidente Cavaco Silva foi recebido e saudado por crianças das escolas básicas e do distrito, que se juntaram no Paços do Concelho. Cavaco Silva participou da cerimônia militar do içar da bandeira e guarda de honra militar, e na cerimônia de homenagem aos combatentes da Grande Guerra.

Comemorações
Cerca de 3.500 crianças de escolas da Guarda visitaram a exposição de atividades militares complementares da Marinha, Exército e Força Aérea que está patente na cidade, no âmbito das comemorações do 10 de Junho.

A mostra foi inaugurada, no Parque Urbano do Rio Diz, onde a Força Aérea mostra ao público vários meios, com destaque para um caça F-16, um helicóptero Alouette III, um simulador de voo e uma cadeira de desorientação espacial (Barany).

A Marinha está representada com vários meios de divulgação, como uma tenda de simuladores, uma piscina de batismos de mergulho, uma viatura anfíbia LARC V e uma lancha de assalto rápida. Já o Exército participa com uma tenda das forças especiais, viaturas, com o míssil ligeiro antiaéreo Chaparral e um carro de combate Leopard.

Para as comemorações, o presidente da Câmara Municipal apelou aos habitantes que colocassem a bandeira nacional em janelas, varandas e fachadas. Álvaro Amaro considera o momento “de grande júbilo para os guardenses, bem como para todos os habitantes do distrito e da região”.

O Presidente português ainda apelou às comunidades portuguesas no estrangeiro para que contribuam para o desenvolvimento do país, reconhecendo que apesar do caminho feito os portugueses continuam insatisfeitos. Confira a mensagem dirigida à Diáspora, como chamou de “embaixadores de Portugal” nos países onde vivem, na íntegra>>

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: