No Rio, Bienal da caricatura expõe obras de Cavalcante

Evento está aberto até 30 de março de 2014 no Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, reunindo 30 mostras.

 

Da Redação

Caricatura de Romário, de Paulo Cavalcante.
Caricatura de Romário, de Paulo Cavalcante.

Dois séculos de charges e cartuns estão em exposição no Rio de Janeiro e outras cidades do país, na 1ª Bienal Internacional da Caricatura. Evento inédito, mas que surge com a pretensão de ser um dos maiores do gênero em todo o mundo, a bienal terá ao todo 40 programações, entre mostras. debates e lançamentos de livros, até 30 de março de 2014.

No Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, duas exposições de Paulo Cavalcante estarão abertas ao público, entre 5 de dezembro e 9 de março.

Com 25 anos de carreira e uma longa trajetória na imprensa, Paulo Cavalcante, nesta sua primeira exposição retrospectiva, reunindo 114 trabalhos, vai mostrar caricaturas, charges, pinturas, desenhos, e esboços artísticos inéditos.

Cavalcante começou a publicar seus desenhos no antológico jornal Pasquim, em 1984. Autodidata, colaborou com diversas publicações, como o Estado de S. Paulo, Pasquim, revista Gráfica, MAD, Ciência Hoje, Vizoo, Poetry Salzburg (Áustria), entre outras. Sua produção também se espalhou por capas de livros para a Editora Record.

Teve trabalhos premiados e exibidos em vários salões de humor. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas as coletivas A Imagem do Som, no Paço Imperial; As Novas Estéticas da Caricatura em Portugal; O Rio Visto por seus Artistas, do Clube de Criação do Rio de Janeiro; O Humor nos Tempos de Guerra, na Casa de Cultura Laura Alvim; Ilustrações e Retratos, uma parceria com o ilustrador Lula, no Museu do Telephone, e Gráficos Rio, esta no Museu Nacional de Belas Artes.

Recentemente, recebeu o prêmio Desenho de Imprensa na categoria Caricatura no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Participou da exposição “O Discurso Político nas Charges” e “Caricaturas” na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em novembro de 2010. Foi convidado a participar de uma publicação especial sobre o Brasil no Courrier International, na França, em julho de 2013.

Bienal da Caricatura

Idealizada pelo caricaturista e historiador Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Muruci), autor do livro História da Caricatura Brasileira, a bienal tem o apoio do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e de outras instituições culturais do país. As primeiras seis exposições foram abertas para convidados, no CCJF, e uma delas revive a obra de Manoel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879), o patrono da caricatura no Brasil.

1 comentário em “No Rio, Bienal da caricatura expõe obras de Cavalcante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Quantas vidas cabem em 106 anos?

> Na coluna de Luiz T. G. Filho, o aniversário do Clube Português de São Paulo é contado pelas histórias, memórias e encontros que atravessaram gerações. Por Luiz Filho Em maio deste ano, enquanto a guitarra portuguesa de Wallace Oliveira

Leia mais »