O grupo português Ongoing, dono no Brasil da Ejesa, proprietária de jornais como “O Dia” do Rio de Janeiro e do portal iG, está tentando vender o “Diário Económico”, o jornal de economia que circula em Lisboa.
Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, já estudou a compra do jornal. No entanto, no Brasil, a Ongoing deu fim às operações no país em 17 de julho.
Os motivos, expostos na capa dois dias antes, falam sobre desaceleração econômica, porém a escasses de receita pesou, tanto que o dono do Ongoing, Nuno Vasconcellos e Evanise dos Santos, diretora de marketing do grupo, teríam ido ao Palácio do Planalto, em Brasília, dia 14/07, para tentar convencer Edinho Silva (Ministro das Comunicações do Governo Dilma) a ajudar. Vasconcellos teria adiantado ao ministro que fecharia a publicação se algum auxílio não fosse dado. Ao que parece o ministro não atendeu ao apelo.
Quando foi lançado, em 2009, a crise no impresso já era tema de diversas pautas na mídia. À época, o negócio só foi viável no país por que a família Mascarenhas Vasconcelos, tinha dupla nacionalidade. O impresso chegou em formato berliner, que já era tendência nos principais jornais da Europa, e sob conceito “Credibilidade de quem faz. Credibilidade para quem lê”. “O mundo dos negócios precisava de um novo ponto de vista”, dizia a campanha veiculada no ano do lançamento.
Passados seis anos, o mundo dos negócios foi o responsável pelo encerramento do Brasil Econômico. “O impacto gerado pela forte desaceleração econômica, combinado a uma crescente retração nos investimentos publicitários, nos levou a esta difícil decisão. Obrigado pela confiança de cada um de vocês durante esses seis anos em que estivemos juntos”, explicou o comunicado.
Com o encerramento, pelo menos 36 funcionários das redações no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília seríam [foram] demitidos. Ao levar em conta outras áreas, as dispensas vão chegar a quase 50 cortes.
Home > Blog do Editor > No Brasil, grupo português encerra o jornal “Brasil Econômico”
No Brasil, grupo português encerra o jornal “Brasil Econômico”
Relacionados
Notas do Editor – Maio 2023
Notas do Editor – 2ª quinzena de janeiro
Notas do Editor – 1ª quinzena de janeiro de 2023
Veja também
Norte de Portugal, primeira região a restabelecer Energia após apagão
*Por Fabiano de Abreu Porto, Portugal, 28 de abril de 2025 – Onze horas após o apagão que mergulhou Portugal, Espanha e partes da Europa na escuridão, às 11h30 da manhã, o norte de Portugal tornou-se a primeira região a
Prefeitura apoia III Semana Africana de Pelotas no sul do Brasil
Da Redação No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Turismo (Setur), apoia a III Semana Africana de Pelotas, RS – O contributo do conhecimento africano para a humanidade,
Primeiro-ministro assinala 25 de Abril e 1º de maio com jardins de São Bento abertos
O primeiro-ministro de Portugal assinala na quinta-feira o 25 de Abril e o 1.º de Maio com os jardins abertos da sua residência oficial e animação cultural, numa iniciativa intitulada “São Bento em Família”. O programa cultural inclui um mini