Liga Nações: Roberto Martínez diz que Mora vai marcar o futebol português

Técnico da seleção de Portugal Roberto Martinez. Foto JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

 O técnico de Portugal afirmou hoje que Rodrigo Mora “vai marcar uma era do futebol português” e elogiou a maturidade de Pedro Gonçalves, no dia em que convocou os dois para a ‘final four’ da Liga das Nações.

Mora, em estreia, e Pedro Gonçalves, de regresso, são as principais novidades da lista de 27 jogadores chamados por Roberto Martínez para a prova que vai decorrer em Munique e Estugarda, na Alemanha. Diogo Dalot, apesar dos problemas físicos, também aparece nas escolhas.

“O Mora é um jogador especial. O que ele fez aos 17, 18 anos na primeira equipa do FC Porto é alto nível. Pelo que fez nos últimos seis meses merece entrar no espaço da seleção. É um jogador diferente e vai marcar uma era no futebol português”, afirmou Roberto Martínez.

A chamada do jogador do FC Porto já era esperada, enquanto o regresso de Pedro Gonçalves acabou por surpreender, visto que o médio do Sporting só regressou nos últimos jogos da temporada, depois de uma paragem de cinco meses devido a lesão.

“Teve uma época muito difícil por causa da lesão, mas mostrou uma maturidade muito importante no final da época”, referiu o técnico, de 51 anos, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

João Cancelo e Tomás Araújo ficaram de fora por decisão médica, enquanto Dalot terá um acompanhamento especial, depois de ter falhado o último mês no Manchester United, por lesão.

Martínez chamou 27 jogadores, mas terá de encurtar essa lista para 23 antes do arranque da ‘final four’, apesar de a UEFA poder ainda aumentar o número de convocados da prova para 26.

Apesar da ausência de Cristiano Ronaldo dos últimos jogos do Al Nassr, o selecionador nacional assegurou que o capitão está em condições para a fase decisiva da Liga das Nações e desvalorizou a situação de Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos, que vão disputar a final da Liga dos Campeões com o Paris Saint-Germain quatro dias antes do encontro das meias-finais com a Alemanha.

“Em Portugal, o possível excesso de jogos não é um problema. Os jogadores adoram vestir esta camisola, é um espaço onde os jogadores têm uma atitude incrível. Pode ser um aspeto médico, físico, mas não é um problema. Noutros espaços, noutras seleções pode ser, mas aqui não é. A ‘Champions’ pode ser difícil animicamente um resultado negativo, mas em termos físicos não”, referiu.

O estágio da seleção nacional arranca depois da final da ‘Champions’, que está agendada para 31 de maio, em Munique.

O primeiro jogo da seleção portuguesa na ‘final four’ será em 04 de junho, frente à Alemanha e, caso vença, vai disputar a final em 08 de junho, também na Allianz Arena.

Se acabar derrotada pelos germânicos, a equipa lusa disputa o jogo de atribuição do terceiro lugar, que será também no dia 08, mas em Estugarda.

Portugal qualificou-se para as meias-finais da Liga das Nações ao vencer a Dinamarca, em Lisboa, no Estádio da Luz, por 5-2 no prolongamento, após 3-2 no tempo regulamentar, recuperando da desvantagem de 1-0 da primeira mão, em Copenhaga.

Antes desse duelo dos ‘quartos’, a seleção lusa já tinha conquistado o Grupo 1 à frente de Croácia, Escócia e Polónia.

Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a ‘final four’ em 2020/21 e 2022/23.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também