DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Taças europeias
Liga dos campeões (3ª pré-eliminatória): Fenerbahçe 1×1 Benfica
Depois de vencer a equipe turca semana passada na Luz por 1×0, o Benfica fez na passada terça o jogo de volta na casa do Fenerbahçe entrando de cara com o atacante Castillo no lugar de Fecundo Ferreira, que acabou indo a campo logo aos 34 minutos por conta de uma contusão que afastou Castilo do resto da partida. Partida dura e equilibrada com o time luso abrindo o marcador logo aos 26 com um gol de Gedson, mas sofrendo o empate aos 45 minutos, resultado esse que os encarnados souberam segurar até o final da partida, garantindo vaga no play-off contra o Paok da Grécia (1o jogo em Portugal a 21 de agosto, e jogo de volta fora a 29 do mesmo mês) que eliminou o Dínamo de Moscou. O vencedor desse confronto garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Liga Europa (3a Pré-Eliminatória): Braga 2×2 Zorya
O Braga sucumbiu em casa nessa quinta frente aos ucranianos do Zorya e foi eliminado da Liga Europa após um empate por 2 gols (no jogo de ida fora o Braga empatou por 1×1). O time luso saiu na frente aos 20 do segundo tempo com um golaço de falta de João Novais, mas sofreu o empate cinco minutos após num gol de Rafael Ratão para o Zorya. Ainda assim o Braga encontrou forças para voltar a frente no marcador com um gol de Ricardo Horta aos 28 minutos. Mas a noite não era mesmo bracarense e faltando apenas 7 minutos para o término do tempo regulamentar eis que Karavaev deu números finais ao marcador empatando a partida em 2 gols e alijando de vez o Braga da disputa.
Taça Da Liga
Aconteceu nessa sexta o sorteio da 3a fase da Taça da Liga, com as 16 equipes divididas em 4 grupos tendo Porto, Benfica, Sporting e Braga como cabeças de cada um dos grupos que ficaram assim definidos:
Grupo A => Benfica, Rio Ave, Aves e Paços de Ferreira
Grupo B => Braga, Tondela, V.Setúbal e Nacional
Grupo C => Porto, Chaves, Belenenses e Varzim
Grupo D => Sporting, Marítimo, Feirense e Estoril
A primeira jornada, agendada para 16 de setembro, terá os seguintes confrontos:
Grupo A => Benfica x Rio Ave, Paços x Aves
Grupo B => Braga x Tondela, Nacional x V.Setúbal
Grupo C => Porto x Chaves, Varzim x Belenenses
Grupo D => Sporting x Marítimo, Estoril x Feirense
Os vencedores de cada grupo começam a disputar as semifinais a 22/23 de janeiro, com a finalíssima agendada para o dia 26 do mesmo mês, com todos esses jogos (semifinais e final) tendo como palco o Estádio Municipal de Braga.
Superliga Portuguesa De Futebol
A 1a jornada terminou na segunda-feira (13/08) com o Portimonense recebendo as 20:15h o Boavista e perdendo por 2×0.
Já a 2a jornada começou nesse final de semana e apresentou os seguintes confrontos:
17/08 (sexta-feira)
Aves 2×2 Tondela (20:30h)
18/08 (sábado)
Chaves 2×0 Portimonense (16:30h)
Boavista 0x2 Benfica (19:00h) – com gols de Fecundo Ferreyra e Pizzi o Benfica bateu o Boavista por 2×0 sem grandes dificuldades
Sporting 2×1 V.Setúbal (21:00h) – bem ao seu estilo retranqueiro e pobre taticamente, o técnico José Peseiro comandou a sofrida vitória do Sporting nesse sábado frente ao V.Setúbal por 2×1. Nani abriu o marcador no 1o tempo, mas uma falha grotesca do goleiro Salin, ao socar uma bola e se chocar com um defesa leonino, permitiu o empate dos sadinos. Na etapa final, de cabeça, Nani fez o seu 2o gol na partida e que valeu a vitória para os leões.
19/08 (domingo)
Rio Ave 3×1 Marítimo (16:00h)
Nacional 1×2 Moreirense (16:00h)
Belenenses x Porto (18:30h) – num jogo de muitas emoções, o Porto chegou a abrir vantagem de 2 gols, sofreu o empate, e nos acrescimos fez o gol da vitoria em cobrança de penalidade maxima.
Santa Clara 3×3 Braga (20:30h)
A jornada só termina nesta segunda-feira (20/08), com o jogo V.Guimarães x Feirense as 20:15h.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
Últimas notícias
Sporting
O ex-presidente Bruno de Carvalho se gaba pelos inúmeros títulos que o Sporting conquistou, na sua gestão, com as diversas modalidades de esportes amadores. Porém o que ele não contou foi que esses esportes (em especial o futsal e o handebol) geraram uma folha anual de gastos astronômica e na casa de 10 milhões de euros, o que resultou no déficit anual de metade desse valor, ou seja, 5 milhões de prejuízo.
Benfica
Corchia, lateral direito do Sevilha de 27 anos, é o novo reforço do Benfica que irá pagar a totalidade do que ele ganha mensalmente no clube espanhol. O empréstimo é por uma temporada e com opção de compra por parte dos encarnados ao termino do vinculo.
Acadêmica
Pela 2a divisão a Acadêmica foi derrotada em casa nesse sábado pelo Paços de Ferreira por 1×0. Curiosidade da partida: reduzida a 8 homens em campo por expulsões e contusão de seu goleiro, a equipe dos estudantes colocou o veterano atacante Hugo Almeida a defender a sua meta nos últimos 7 minutos de jogo sem ser vazado.
Portugueses no Exterior
No novo ranking da FIFA após o Mundial a seleção de Portugal caiu do 4o para o 7o lugar. A França lidera, seguida pela Bélgica em 2o, Brasil em 3o, Croácia em 4o, Uruguai em 5o e Inglaterra em 6o.
Sá Pinto, após ter dirigido o Standard Liege na temporada passada onde em 45 jogos obteve 21 vitórias, acaba de assinar contrato por 3 temporadas para dirigir o Legia Varsovia da Polônia. Nessa quinta, em sua primeira partida, no jogo de volta da 3a pré-eliminatória da Liga Europa, sua equipe empatou por 2 gols com o desconhecido campeão de Luxemburgo, Dudelange, sendo então eliminada da disputa por ter perdido por 2×1 no jogo de ida. Para completar o desfecho trágico, o treinador português discutiu com o árbitro e foi expulso de campo.
O ex-jogador e técnico português Jorge Costa acaba de fechar contrato por uma temporada para dirigir o Mumbai City da 1a divisão da Índia.
Em sua primeira decisão após a saída de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid disputou essa semana a Supertaça da UEFA (Campeão da Liga dos Campeões x Campeão da Liga Europa) com o Atlético de Madrid perdendo pela primeira vez em 18 anos uma final internacional que disputou. Até então foram 13 conquistas consecutivas, com 5 taças da Liga dos Campeões, 4 taças dos Mundiais Inter-Clubes e 4 Supertaças da UEFA.
O ex-jogador e técnico português Paulo Bento assinou nessa quinta-feira contrato com a Federação da Coréia do Sul para dirigir o selecionado até o Mundial do Catar em 2022. Paulo Bento já dirigiu o Sporting, a Seleção Portuguesa, o Cruzeiro, o Olympiakos e por último os chineses do Chongqing de onde foi demitido.
A mudança de Willian Carvalho para o Betis pode não ter sido a projeção na carreira que o ex-craque leonino esperava. Na estréia dessa sexta pelo campeonato espanhol a nova equipe de Willian Carvalho foi goleada em casa pelo fraco Levante por 3×0.
Cristiano Ronaldo estreou oficialmente pela Juventus jogando em Verona frente ao Chievo, e embora não tenha feito gols, contribuiu sobremaneira para a vitória da Juve, nos acréscimos, por 3×2. O time de CR7 abriu o placar logo no começo de jogo, sofreu o empate na 1a etapa e a virada no 2o tempo, voltou a igualar o placar os 32 minutos, e já nos acréscimos conseguiu o gol da vitória merecida na partida de estréia do melhor do mundo, que por sinal foi o jogador que mais chutes deu ao gol durante todo o jogo.
Marco Silva, técnico do Everton, somou sua 1a vitória nesse sábado pela Premier League ao bater por 2×1 o Southampton em casa.
Já Nuno Espírito Santo ainda não levou o seu Wolverhampton a uma vitória. Nesse sábado, jogando fora, perdeu por 2×0 para o Leicester.
Outro que enfrenta sérias dificuldades no comando da sua equipe é o técnico Miguel Cardoso, que também ainda não venceu. Nesse sábado mais uma derrota, desta feita na deslocação à casa do Dijon, onde perdeu por 2×0.
Já Jorge Jesus conquistou nesse final de semana a Supertaça da Arábia (que foi disputada em Londres, no Estádio do Queen`s Park Rangers), levando o seu Al-Hilal a uma vitória por 2×1 frente ao Al-Ittihad.
Na estreia do atacante português Andre Silva (emprestado pelo Milan ao Sevillha), o craque luso não perdoou e fez 3 dos 4 gols da vitoria fora de casa do Sevilha frente ao Rayo Vallecano por 4×1.