Governo lança programa de qualificação de migrantes para o Turismo

Foto arquivo: Escola Turismo de Portugal

Mundo Lusíada

O governo português lançou o Programa Integrar para o Turismo, que visa promover a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional no setor do turismo, hotelaria e restauração.

A iniciativa integra as 60 medidas do Programa Acelerar a Economia e resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, a AIMA (Agência de Integração de Migrações e Asilo) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

Segundo o governo o objetivo do programa é oferecer oportunidades de qualificação e emprego a imigrantes, através de formação técnica e estágios práticos em empresas do setor. Através desta medida, o Governo “visa melhorar a integração destes grupos no mercado de trabalho, contribuindo para a sua inclusão social e profissional em Portugal”.

O programa destina-se a migrantes e beneficiários de proteção internacional maiores de 18 anos, com situação regularizada em Portugal, residência habitual no país, situação contributiva regularizada, e com capacidade de expressão em língua portuguesa ou inglesa.

O Programa Integrar para o Turismo oferece aos participantes uma formação técnica nas áreas de turismo, hotelaria e restauração, realizada nas Escolas de Hotelaria e Turismo, e um estágio integrado, permitindo uma aprendizagem prática no contexto de empresas do setor, facilitando a integração dos participantes no mercado de trabalho.

Os formandos do programa terão acesso a uma bolsa de formação, subsídios de transporte e alimentação. Além disso, o programa inclui apoio personalizado a cerca de 1000 imigrantes, com o objetivo de garantir que todos possam beneficiar de uma formação qualificada e de uma integração bem-sucedida.

As candidaturas para o Programa Integrar para o Turismo estão abertas até 31 de janeiro de 2025. A formação decorrerá entre 17 de fevereiro e 23 de maio de 2025, e os estágios terão lugar no mês de junho de 2025.

Investimento e impacto

Com uma dotação de 2,5 milhões de euros do orçamento do Turismo de Portugal, o Programa Integrar para o Turismo “é uma iniciativa que “reforça o compromisso do Governo com a integração e qualificação dos migrantes e beneficiários de proteção internacional. Este programa não só contribui para a inclusão social como também posiciona Portugal como um modelo de acolhimento e integração no setor do turismo”.

O governo defende ainda que esse lançamento “é um passo significativo para a promoção de um Portugal mais inclusivo e competitivo. O Turismo de Portugal reforça o seu compromisso em apoiar a formação e integração de novos profissionais, ao mesmo tempo que contribui para o crescimento do setor turístico, um dos pilares da economia nacional”.

São considerados migrantes os cidadãos titulares de autorização de residência emitida pelas autoridades nacionais, e beneficiários de proteção internacional, as pessoas às quais foi concedido o estatuto de refugiado ou o estatuto de proteção subsidiária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também