Destaques da Semana: 20 anos depois, na reedição do Mundial de Lisboa, Brasil se vinga de Portugal

Por Emídio Tavares
Para Mundo Lusíada

Portugal carimbou seu passaporte, nesta quarta-feira, para a grande final do Mundial Sub-20, ao bater a França por 2×0; gols assinalados ambos na primeira etapa, através de Danilo Pereira, de cabeça aos 9 minutos; e Nelson Oliveira, ao final da primeira etapa, em cobrança de pênalti. Para a etapa final Portugal recuou tentando manter o placar e permitiu o domínio francês, que porém não foi eficaz nem conseguiu superar o grande goleiro Michael, que completou neste jogo 570 minutos sem sofrer gols (6 jogos e mais uma prorrogação). Com a vitória Portugal conseguiu, depois da conquista em Lisboa de 1991, vaga para a finalíssima, e outra vez contra o Brasil (que bateu o México por 2×0), a quem venceu nos pênaltis naquela ocasião, contando com estrelas como Rui Costa, Jorge Costa, Figo, João Pinto e outros.

Porém desta feita a sorte não acompanhou Portugal, que neste sábado na decisão já levou um gol logo aos 5 minutos, assinalado pelo brasileiro Oscar, numa falha da zaga lusitana que ficou olhando a bola passar após ligeiro desvio num homem de Portugal. Mas o brio e determinação da seleção das cinco quinas fizeram com que cinco minutos depois, em mais uma brilhante jogada de Nelson Oliveira, Alex concluísse para as redes canarinhas decretando o empate do jogo.

Para a etapa final, embora o Brasil criasse as melhores oportunidades, os contra-ataques portugueses, sempre originados dos pés de Nelson Oliveira, deixavam a zaga brasileira em polvorosa. Tanto que aos 14 minutos, num arranque pela ponta direita, Nelson Oliveira bateu cruzado, fazendo a bola passar por entre as pernas do goleiro do Brasil, e decretando a virada na partida. O Brasil então foi para o tudo ou nada, e aos 33 minutos novamente Oscar fazia mais um gol para a equipe brasileira.

Na prorrogação as duas equipes se superaram e qualquer que fosse o vencedor seria merecido. Coube ao Brasil essa façanha, em noite inspirada de Oscar, que a 7 minutos da decisão por pênaltis, cruzou despretensiosamente para área, com a bola enganando o goleiro Mika, e indo parar no fundo das redes portuguesas, decretando assim a conquista por parte do Brasil do penta-campeonato da categoria sub-20 de futebol.

Michael, goleiro que o Benfica contratou nas categorias de base do U.Leiria, foi escolhido o melhor do mundial; enquanto que Nelson Oliveira, também encarnado, ficou com a bola de prata, perdendo a de ouro para Henrique do Brasil, que também foi eleito o melhor jogador do mundial e artilheiro do torneio com 5 gols.

Bola de Ouro do Mundial Sub-20: Dois portugueses entre os 10 finalistas

Uma comissão da FIFA escolheu os 10 finalistas à bola de ouro do mundial sub-20 disputado na Colômbia; para a eleição final que foi feita por todos os jornalistas credenciados a cobrir o mundial. Dentre os 10 estavam 2 portugueses, e que foram formados no Benfica: Danilo Pereira e Nelson Oliveira. Os outros finalistas foram: James Rodrigues, colombiano do Porto, Henrique e Philippe Coutinho (Brasil), Jorge Enriquez (México), Gueida Fofana (França), Carlos Luque (Argentina), Hugo Mallo (Espanha) e Musa (Nigéria). O grande vencedor foi o brasileiro Henrique; ficando Nelson Oliveira com a bola de prata e o mexicano Jorge Enriques com a de bronze.

Porto investirá 44 milhões de euros para construir Centro de Treinamento em Minas

Informações postadas no facebook do Porto dão conta que o time das Antas investirá 44 milhões de euros para construir mais um centro de treinamento e formação de jovens futebolistas, desta feita na cidade mineira de Pará. Trata-se de mais uma “Dragon Force” (como são chamados os centros de treinamento e formação de jogadores do Porto, espalhados até então apenas por Portugal), que desta feita terá a coordenação do brasileiro e ex-tecnico portista, Carlos Alberto Silva, que de 1991 a 1993 conquistou pelo time dos dragões o bi-campeonato português e uma Supertaça de Portugal. As obras terão início dentro de 2 meses.

Porto vende dois pelo preço de um

Pinto da Costa já não parece o mesmo de tempos atrás. Recentemente elevou os vencimentos de Falcão e prorrogou seu contrato, elevando com isso também sua multa rescisória de 30 para 45 milhões de euros. Porém parece que esta estratégia foi inócua e pouco rentável, visto que a SAD portista informou nesta quinta-feira à Bolsa de Valores de Portugal a venda de Falcão e Ruben Micael por 45 milhões de euros; ou seja, dois pelo preço de um; apesar da possibilidade de ganhos extras atingirem até mais 7 milhões de euros em caso de conquista de objetivos por parte de Falcão. O colombiano foi negociado por 40 milhões de euros; e Ruben Micael por 5 milhões (apesar de sua multa rescisória estar fixada em 10 milhões de euros); embora o madeirense deva ser emprestado pelo seu novo clube a outra equipe do futebol espanhol durante esta temporada, provavelmente o Saragoça.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Mesmo não estando inscrito para o play-off pela Liga dos Campeões frente ao Twente da Holanda, Capdevila seguiu com a delegação, que desta forma viajou com 23 jogadores e não apenas com os 22 inscritos. Isso porque Aimar estava convalescendo de uma contusão e poderia ainda ser substituído ate a meia-noite desta segunda-feira, onde então se inscreveria o espanhol.

Luisão, na sua 9ª temporada pelo Benfica, igualou esta semana frente ao Twente o recorde de 2 craques encarnados em números de jogos disputados em competições da UEFA, completando 75 apresentações pelo time encarnado, tal qual conseguiram Eusébio e Nenê. Se conseguir disputar mais 3 jogos de provas da UEFA pelo time da Luz, ultrapassara Antonio Veloso, outro antigo craque do Benfica, que disputou 77 partidas em competições da UEFA pelo Benfica. Já com a partida pela Superliga nesse final de semana, contra o Feirense, Luisão completou seu jogo de numero 300 com a camisa encarnada.

Sporting

Dirigentes leoninos criaram um Fundo de Investimento no valor de 5,9 milhões de euros; que adentrou os cofres leoninos, em troca de porcentagem do passe dos seguintes jogadores, a saber:

André Santos, 50 por cento, 1.750.000
Diogo Salomão, 25 por cento, 1.000.000
Renato Neto, 40 por cento, 800.000
William Owusu, 40 por cento, 400.000
Wilson Eduardo, 40 por cento, 600.000
André Martins, 40 por cento, 800.000
José Lopes “Zezinho”, 10 por cento, 150.000
William Carvalho, 40 por cento, 400.000
Valor total de 5.900.000

 

O montenegrino Vukcevicx esta em vias de ser negociado com o Blackburn da Inglaterra, onde já se encontra para os tradicionais exames médicos. Jornais ingleses dão conta que a negociação devera girar em torno de 2,5 a 3,5 milhões de euros.

O camaronês Gael Etock, aclamado como possível sucessor de Etoo, e formado nas categorias sub-19 do Barcelona, assinou por 3 temporadas com o Sporting e vem a principio para reforçar os juniores comandados por Sá Pinto.

V.Setúbal

Ricardo, goleiro de 35 anos, que foi da seleção portuguesa, com passagens pelo Boavista e Sporting; e mais recentemente esteve a serviço do Betis e do Leicester City, acaba de assinar contrato de 1 ano com o V.Setubal.

Braga

O time bracarense, que na temporada passada começou na Liga dos Campeões, caindo depois para a Liga Europa, da qual se sagrou vice-campeão, foi o clube português que mais arrecadou, segundo informações da UEFA, a frente ate mesmo do Porto. Coube ao Braga a quantia de 18,4 milhões de euros. O Benfica recebeu 13,7 milhões; o Porto 7,83; e o Sporting 2,1 milhões de euros.

Pizzi, pretendido pelo Atlético de Madrid; e Lima, pretendido pelo Besiktas, embora não tenham participado da partida de ida da Liga Europa frente ao Yong Boys, treinaram normalmente nesta sexta-feira.

Gerson Magrão, meia-atacante brasileiro de 26 anos, com passagens por vários clubes de S.Paulo, Rio, Minas, e que estava no Dínamo de Kiev é o novo reforço do Braga para esta temporada.

Porto

Falcão, talvez descontente por ter começado no banco frente ao V.Guimaraes, afirmou ao final da partida que gostaria de jogar em campeonatos mais importantes como o Espanhol, Italiano ou Inglês; alem de reforçar a simpatia pelo Atlético de Madrid, clube que demonstrou interesse em sua contratação, embora não disposto a desembolsar os 45 milhões de euros de sua clausula rescisória.

Defour e Mangala, contratados ao Stardart Liege respectivamente por 6 e 6,5 milhões de euros, assinaram ate 2016, com cláusulas rescisórias de 50 milhões.

João Moutinho, com cláusula rescisória de 40 milhões de euros, e Álvaro Pereira, com clausula de 30, são os próximos alvos do Chelsea, que enviou um emissário a Portugal esta semana para levar a proposta de 30 milhões por Moutinho, e 25 por Álvaro. Dificilmente Pinto da Costa os venderá por valores inferiores aos de suas cláusulas rescisórias.

Portugueses no exterior

Villas Boas estreou na Liga Inglesa dirigindo o Chelsea com um empate fora, sem gols, frente ao fraco Stoke City.

Enquanto alguns jogadores portugueses se destacam pelo mundo em outros campeonatos de futebol, a Superliga Portuguesa de Futebol apresenta apenas 44% de portugueses; sendo os 56% restantes compostos por estrangeiros.

Seleção Portuguesa

Já a seleção principal, jogara pelas eliminatórias da Euro 2012 no próximo dia 2 de setembro no Chipre, frente à seleção local; depois enfrentará dia 7 de outubro, às 21 horas no Estádio do Dragão, a seleção da Islândia; e por fim a Dinamarca, fora, no dia 11 de outubro.

Depois do empate por 2 gols em Madrid pela decisão da Supertaça da Espanha, a equipe de José Mourinho perdeu por 3×2 no reduto do Barcelona; e o mesmo, ao final da partida trocou sopapos com o treinador adjunto catalão, que segundo Mourinho, teria ofendido seus jogadores.

Eusébio foi escolhido para integrar o Hall da Fama do futebol, da cidade mexicana de Pachuca, juntamente com mais 14 jogadores estrangeiros e 15 personalidades do futebol mexicano. São eles:

Estrangeiros=> Eusébio, Pelé, Garrincha, Zagallo, Matthaus, Beckenbauer, Muller, Maradona, Di Stéfano, Puskas, Platini, Zidane, Cruyff, Yashin e Bobby Charlton

Mexicanos=>Hugo Sanchez, Antonio Carbajal, Jorge Campos, Horacio Casarin, Salvador Reyes, Enrique Borja, Hector Hernandez, Luis de la Fuente, os treinadores Raul Cardenas e Ignacio Telles, o diretor Guillermo Cañedo e estrangeiros que jogaram no México, como Cabinho (Portuguesa-Brasil), Miguel Marin (Argentina), Reynoso (Chile) e Saturnino Cardozo (Paraguai).

Outros Esportes

O atleta português Nelson Évora conquistou esta semana, na China, a medalha de ouro no salto triplo pelas Universíades, com uma marca de 17,31 metros, revalidando o título conquistado em 2009.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: