Usar Redes Sociais No Trabalho e Suas Consequências

Atualmente usamos as redes sociais para tudo na vida, inclusive para trabalhar, mas e quando passamos do ponto?

 

Com a proximidade do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, muitos estudantes se preocupam com qual será o tema da redação, e um deles poderá ser o uso das redes sociais. Com a pandemia causada pelo Coronavírus, o uso das redes sociais tem se tornado uma ferramenta muito útil, inclusive para trabalhar. Mas, quando saber se está passando do ponto?

Diante desse cenário, uma das propostas poderá ser uma redação sobre o uso de redes sociais no trabalho. Pensando nisso, resolvemos falar um pouquinho melhor sobre o uso dessa ferramenta que ao mesmo tempo em que é de extrema relevância e utilidade, pode se tornar um empecilho para sua vida profissional.

A Pandemia e os Desafios das Aulas Remotas

Como dissemos, com o caos criado pela pandemia do Covid-19 o meio virtual foi a solução encontrada por diversos setores para dar seguimento às suas atividades. E o setor da educação não ficou de fora, muitos professores tiveram que adaptar seus conteúdos e seus equipamentos para dar aulas on-line, o que não se mostrou uma tarefa fácil.

Seja pela conexão de Internet ruim, seja pelos alunos que ficam dispersos com as câmeras desligadas, ou pelas dificuldades causadas pelo uso da tecnologia, o rendimento das aulas caíram e muitos têm sentido essa queda. As incertezas do ensino on-line são muitas, mas apesar disso muitos alunos e professores tem conseguido driblar os problemas.

Nessa esteira, as redes sociais também têm contribuído para a manutenção das aulas remotas nos tempos de pandemia, servindo de base de conexão e troca de informações entre professores e alunos.

O Uso das Redes Sociais No Trabalho

Se tem uma coisa que causa divergências com relação aos gestores, é quanto ao uso de redes sociais na hora do trabalho. Muitos consideram que não há problema nenhum em usar as redes sociais na hora do trabalho, pois servem como um pouco de distração para as longas horas de concentração, já outros consideram que isso distraí demais os funcionários, tornando-os incapazes de se concentrar novamente no trabalho após o seu uso.

Mas, e quanto a usar as redes sociais enquanto trabalha? Esse ainda é um tema de longo debate, o qual não se chegou a um denominador em comum até o momento. Sabemos que isso acontece, pois no mundo moderno em que tudo da sua vida está à disposição na tela do seu celular, não usar esse aparelho durante as longas horas em que trabalho é quase impossível.

WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram. É só o celular apitar para logo atiçar a curiosidade de conferir quem falou ou fez o quê. Não à toa, as redes sociais acompanham a rotina das pessoas e dos profissionais quase que 24 horas por dia. https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/uso-de-redes-sociais-no-trabalho-exige-cuidado-e-bom-senso-para-evitar-demissao/

Dessa maneira, como então conciliar o seu uso e não deixar que isso atrapalhe no trabalho? Eis a questão, que inclusive já foi tema da redação do Enem, e pode voltar a ser novamente. Dessa forma, para te ajudar preparamos um esqueleto de redação sobre a temática que o estudante poderá utilizar caso o tema venha a estar na prova novamente, vejamos:

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Inicie o texto contextualizando um pouco sobre o tema, após dê indícios iniciais se é a favor ou contra a temática a ser discutida. Você não deverá se aprofundar nos argumentos contra ou a favor ainda, pois estes devem ser utilizados somente no corpo do texto.
 

 

DESENVOLVIMENTO

Esse é o momento de começar a mostrar seus argumentos, sejam contrários ou a favor da temática.
 

CONCLUSÃO

Conclua seus argumentos iniciais, deixando claro para o leitor qual é a sua opinião.

 

Para realizar uma boa redação no Enem se atente às informações descritas na proposta de redação, e extraia dali ideias para o seu texto. Com relação a redação sobre o uso de redes sociais no trabalho se atente aos seus argumentos seja para defender o uso ou não, lembre-se de que se trata de um texto argumentativo. Portanto, o seu argumento é o que vale.

Os Temas das Redações Na Pandemia

Se tem uma temática que tem dominado as propostas de redações no momento é sobre a pandemia causada pelo Coronavírus, afinal se trata de uma pandemia mundial, a qual causou devastação no mundo inteiro. Assim, trouxemos algumas sugestões de temáticas que podem ser propostas:

  • Consequências psicológicas após a pandemia;
  • O Coronavírus e suas consequências para o mercado financeiro;
  • A economia mundial pós Covid-19;
  • O governo e as medidas de enfrentamento ao Coronavírus;
  • Restrições de liberdade na pandemia;
  • O descaso com a saúde e as consequências no impacto do Coronavírus;
  • O setor educacional e as sequelas da pandemia.

Essas são algumas sugestões de temáticas que podem vir a ser abordadas nas redações. Uma dica de ouro para quem vai fazer a redação é ler bastante. Assim, você estará se preparando para qualquer tema que vier a ser abordado. Outra dica é buscar ajuda profissional, caso tenha dúvidas, se precisar de ajuda poderá contar com os profissionais do MyStudybay.

Ao entrar em contato, um profissional experiente vai te responder e solucionar suas dúvidas da melhor maneira possível. Assim, esperamos que tenham apreciado nossas dicas e sugestões. Um abraço e até a próxima.

 

 

Este é um artigo terceirizado e não é de responsabilidade do Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: