Prefeito de Campinas e cônsul de Portugal discute intercâmbio comercial

Prefeito conversa com o diplomata. Foto: Fernanda Sunega
Prefeito conversa com o diplomata. Foto: Fernanda Sunega

Da Redação

O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, esteve na manhã de 12 de fevereiro em Campinas em visita ao prefeito Jonas Donizette. A seleção portuguesa de futebol escolheu a cidade como sede durante os jogos da Copa do Mundo, que será em junho deste ano. Mas a pauta da reunião foi voltada para futuras parcerias de intercâmbio comercial entre Campinas e Portugal. “Temos a felicidade de ter a presença da seleção portuguesa como fator acelerador para os negócios”, afirmou o cônsul. Foi a primeira visita oficial de Lourenço a Campinas após o anuncio da cidade como sede do time de Cristiano Ronaldo durante o Mundial de futebol.

O prefeito reforçou o interesse. “O encontro transcende a Copa do Mundo. As relações serão voltadas, principalmente, para os negócios. A Copa será a oportunidade para uma aproximação de empresários brasileiros com portugueses”, disse Jonas, citando o setor bancário como exemplo para uma promissora parceria. O prefeito anunciou que Campinas terá um estande em na BLT, importante feira internacional de Turismo e Hotelaria, que será realizada em Lisboa entre os dias 12 e 16 de março. Além disso, várias ações estão sendo feitas para que os países se divulguem mutuamente. Em Portugal, o consulado vai preparar um material sobre Campinas; no município paulista, alunos da Rede Municipal de Ensino vão preparar cartilhas informativas não só sobre Portugal, mas também sobre a Nigéria.

Após a Copa do Mundo, no segundo semestre, o prefeito e o cônsul também planejam a realização de uma rodada de negócios em Campinas. “A cidade tem características que satisfazem o estabelecimento de parcerias luso-brasileiras. Queremos estimular oportunidades de negócios em tecnologia, serviços, hoteleira, engenharia de projetos, bancos, entre outras. Temos um potencial de sinergia que é pouco aproveitado”, reforçou Lourenço.

Lourenço veio acompanhado de Luiz Siqueira, da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep). Também participaram da reunião João Serra, cônsul honorário de Portugal em Campinas, João Batista Meira, vice-presidente da Casa de Portugal, o presidente do Grupo Arcel, Armindo Dias, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rossilho e da diretora de Turismo da Prefeitura, Alexandra Caprioli, do secretário de Cultura, Ney Carrasco; do secretário de Esportes e Lazer, Professor Campos. O encontro foi promovido pela Casa de Portugal.

Nos encontros oficiais do cônsul na cidade, a programação incluiu ponto de situação sobre preparativos para receber a seleção portuguesa durante a Copa do Mundo, visita ao hotel onde ficará hospedada, bem como passagem pela CIATEC (incubadora tecnológica de Campinas) e Casa de Portugal.

Copa do Mundo
De acordo com o prefeito, com a proximidade da Copa do Mundo e a vinda de duas seleções (além de Portugal, a Nigéria também ficará na cidade) para Campinas, o foco neste primeiro semestre será voltado para o Turismo. Cerca de 200 jornalistas já estão confirmados nos hotéis da cidade. “Campinas não atraiu seleções somente por vantagens econômicas. Temos uma grande malha rodoviária e hoteleira, além do aeroporto, que atraiu as seleções”, ressaltou Jonas.
Segundo o prefeito, os serviços de reparo no gramado dos estádios da Ponte Preta e do Guarani serão financiadas pela iniciativa privada, ao custo de R$ 1,1 milhão, pela Brasilinvest. “Ao poder público, caberá investimentos periféricos”.
De novidade, o prefeito disse que 12 alunos da rede municipal serão escolhidos como gandulas por critério de desempenho escolar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: