Universidade de Goiás firma cinco acordos com universidades de Portugal

Da Redação

Durante o XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que ocorreu na Universidade de Coimbra, de 12 a 14 de julho, a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, e a secretária de relações internacionais (SRI-UFG), Laís Forti Thomaz realizaram uma missão acadêmica em Portugal.

As responsáveis brasileiras fizeram visitas em Universidades de Lisboa e no Porto, além da anfitriã do encontro, Universidade de Coimbra (U. Coimbra). Como resultado desta missão, foram firmados cinco acordos com universidades portuguesas: ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Lusófona, Universidade de Maia, Instituto Politécnico do Porto e com a própria Universidade de Coimbra.

As representantes da UFG também visitaram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Segundo Lais Thomaz, com o Instituto Politécnico do Porto há grande interesse em Inteligência Artificial (IA), destaque no portfólio da UFG.

Durante a viagem, a Universidade de Goiás também participou de duas reuniões paralelas. A primeira reuniu reitores de universidades portuguesas e brasileiras e a segunda reitores de universidades brasileiras e de países africanos.

“Foram ambas muito produtivas, onde a UFG teve um protagonismo importante, de fazer mobilidade, e também, pesquisas conjuntas com essas universidades”, afirmou a secretária de relações internacionais. A UFG possui atualmente 15 acordos vigentes com Universidades portuguesas e 8 com Moçambique.

Laís ressaltou a importância da participação da UFG no encontro da AULP, a rapidez da assinatura dos acordos, além da possibilidade de consolidação de novos tratados. A Universidade também teve a oportunidade de socializar, de forma inédita, com instituições de ensino superior de Angola e outras de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

“A UFG marca sua presença no mundo, sendo apta a colaborar e cooperar mais com esses países, descobrindo melhores técnicas de pesquisa e melhores soluções para problemas comuns” conta Lais. A UFG já possui 15 acordos vigentes com Portugal, sendo este o país com o qual a universidade tem mais parcerias e com Moçambique são 8 acordos.

No Porto

Já no início de julho, uma comitiva do governo brasileiro esteve no Politécnico do Porto, para assinatura de cooperação entre a Secretaria de Ensino Profissional e Tecnológico do Ministério da Educação do Brasil (SETEC/MEC) e o Politécnico do Porto, visando estratégias na área da Eficiência Energética, Energias Renováveis, Transição Energética e Smart Grids, mediada através do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), do Instituto Superior de Engenharia (ISEP), escola que também foi visitada pela comitiva.

Segundo o responsável secretário de Ensino Profissional e Tecnológico, Tomás Sant’Ana, a SETEC/MEC tem incentivado a instalação de alternativas de energias renováveis nos 677 campi dos Institutos Federais do Brasil através de um programa designado EnergIF.

Deixe uma resposta