Exposição une língua, cultura e costumes brasileiros e portugueses em São Paulo

Da Redação

A língua portuguesa espalhou-se por países do mundo inteiro com expedições marítimas e a colonização de terras além-mar, e para mostrar o que temos de igual, de diferente ou de muito parecido, o Sesc Carmo recebe a partir do dia 18 de março até 26 de junho a exposição “Perambular” que traz brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico.

Perambular é um convite para um passeio pelos caminhos das línguas portuguesas no Brasil e em Portugal, chamando a atenção para o fato de que aproximações e distanciamentos não costuma ser incidentais.

Com atmosfera lúdica e com direito a muita poesia, a exposição interativa traz brinquedos, palavras e coisas que caminham, percorrem, que perambulam entre Brasil e Portugal, brincadeiras com palavras, poesias, vídeos, sons, que mostram a poesia e as diferenças culturais entre esses dois países. Venha conferir e não se esqueça: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” já dizia o poeta Fernando Pessoa.

Encantada pelo universo de similaridades e diferenças entre as terras lusitanas e as brasileiras, a escritora, atriz e arte-educadora Selma Maria passou a recolher objetos sobre a temática. Ao lado do escritor José Santos, ao longo de quase dez anos de viagens e pesquisa sobre a cultura portuguesa continental e de suas ilhas, reuniram um extenso material e criaram dezenas de poemas que agora dão vida à exposição.

Selma Maria é escritora, atriz, arte-educadora, pesquisadora de brinquedos e curadora de exposições que unem os temas literatura e infância. Participa de projetos socioeducativos em várias regiões do Brasil e em outros países

José Santos é escritor, voltado para o público infanto-juvenil. Pesquisa a cultura portuguesa e sua literatura para crianças desde 2009. Nas varias viagens que fez ao país de seus avós, encontrou lendas, lengalengas, adivinhas, trava-línguas, quadrinhas e cantigas de roda, que fizeram a ponte entre as duas culturas e geraram muitos livros.

No ano passado, a exposição de Portugal e Brasil foi vista por 30 mil pessoas em Jundiaí, seguindo depois para Bauru, no interior de São Paulo.

Perambular

Abertura 17 de março às 19h

Visitação de 18 de março até 26 de junho

De segunda a sexta (exceto feriados), das 9h30 às 19h30

Local: Espaço Múltiplo Uso

Grátis

Sesc Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 9h as 20h.
Telefone: (11) 3111-7000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend