Escola da Inteligência de SP firma parceria com o Instituto Politécnico do Porto

Da Redação

A Escola da Inteligência – programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que atende atualmente mais de 330 mil alunos em escolas de todo Brasil – estabeleceu uma parceria com o Instituto Politécnico do Porto, para validação da eficácia do seu Programa de Educação Socioemocional.

A responsável pela pesquisa é a Dra. Diana Aguiar Vieira. Sua tese de doutorado sobre a “Transição do ensino superior para o trabalho” recebeu o “Premio Agostinho Roseta” instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, em Portugal.

Atualmente é Pró-Presidente do Politécnico do Porto na área da Empregabilidade & Alumni e Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Além de ter criado e coordenado vários serviços em Instituições de Ensino Superior relacionados com a gestão da carreira e inserção profissional de estudantes e graduados.

Em 2019, participarão da pesquisa, alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas parceiras da Escola da Inteligência. Os alunos serão entrevistados com o objetivo de avaliar os impactos das disciplinas de educação socioemocional em sua vida escolar, familiar e social.

O desenvolvimento das competências socioemocionais auxiliam os alunos a aprenderem a não serem tão impulsivos, mais confiantes no futuro, na capacidade de resolver problemas e a compreender melhor as emoções. “Eles poderão perceber a importância das competências socioemocionais para o mundo do trabalho e para o futuro acadêmico”, assegura Diana Aguiar Vieira.

Para a Diretora Geral da Escola da Inteligência, Camila Cury, é o momento de analisar os resultados para projetar o futuro. “O investimento no desenvolvimento de aspectos socioemocionais, como compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva, tem se mostrado um caminho eficaz para alavancar a aprendizagem”, destaca.

Politécnico do Porto

O Politécnico do Porto é um instituto politécnico público português, com sede no Porto. Fundado em 1985, integrando a Escola Superior de Educação, Música, Artes do Espetáculo, Estudos Industriais e de Gestão, Tecnologia e Gestão, Saúde, Media Artes e Design, Hotelaria e Turismo. Além da interação dos Institutos Superior de Contabilidade, Administração e Engenharia do Porto.

São oito escolas distribuídas por três campi, nos quais diariamente estudam milhares de pessoas. Com seus elevados padrões de ensino, qualidade de infraestrutura de aprendizagem e formação é umas das mais conceituadas instituições de ensino superior em Portugal.

São 18500 estudantes, 56 licenciaturas, 62 mestrados e 56 pós-graduações.

Escola da Inteligência

A Escola da Inteligência foi criada em dezembro de 2010 na cidade de Colina, interior de São Paulo. Desde 2012, a Escola passou a funcionar em Ribeirão Preto, sob a direção de Camila Cury e Bruno Oliveira.

O Programa inovador é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente, com o auxílio de materiais impressos e audiovisuais, avaliação do desenvolvimento da inteligência socioemocional e formação dos professores, para ensinar os alunos sobre o funcionamento da mente e os comportamentos humanos.

A metodologia da Escola da Inteligência é específica para cada faixa etária, e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 330 mil alunos em instituições privadas e públicas no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend