Em São Paulo, Experimenta Portugal 2017 tem enfoque em arte e cultura

Da Redação

O show do fadista Camané, no Theatro Municipal, encerra a Virada Cultural em SP.

Para marcar ainda mais o momento de intenso redescobrimento entre Brasil e Portugal, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo lançou a programação do Experimenta Portugal ’17, a terceira edição da iniciativa que visa estreitar ainda mais os laços entre as duas nações na maior cidade de língua portuguesa do mundo, com várias atividades na capital paulista.

“Acredito que estamos vivendo um momento único que o Experimenta Portugal ’17 procura testemunhar e celebrar, fomentando ainda mais o período de intercâmbio e intimidade criativa entre agentes culturais de várias gerações entre os dois países, a partir de São Paulo”, diz Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal. “Das artes plásticas ao fado, da gastronomia à literatura, o foco é revelar esta crescente afinidade ”.

O Experimenta ’17 é uma chancela que reúne as principais atividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se comemora a 10 de junho, este ano com a presença de importantes autoridades portuguesas na capital paulista.

Música

Com uma programação diversa, o Experimenta traz eventos a partir do dia 21 de maio, com o show do fadista Camané, no Theatro Municipal, que encerra a Virada Cultural, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com o Consulado Geral de Portugal.

Quem também marca presença no Experimenta é a cantora Gisela João, que esteve presente na primeira edição do evento e retorna. Desta vez, ela se apresenta no Theatro Municipal em um concerto oferecido à comunidade portuguesa e à cidade de São Paulo no dia 10 de junho. O concerto será beneficente e toda a renda de bilheteria será revertida para a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.

Ainda no campo da música, e também no Theatro Municipal, o renomado maestro José Eduardo Martins apresenta um recital de piano com composições brasileiras e portuguesas no dia 28 de junho, encerrando a programação musical do Experimenta.

Exposições

O dia 11 de junho marca a abertura de duas exposições: na Sala Fernando Pessoa, o Consulado inaugura a mostra “Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves”, que traz obras do artista e poeta português Ernesto de Melo e Castro, presentes na Coleção da Fundação Serralves (Porto). A exposição enfoca sua produção em poesia experimental, produzida no contexto do pós-guerra, entre as décadas de 1950 e 1970, e fica aberta ao público até dia 5 de agosto.

Também no dia 11 de junho, a Pinacoteca do Estado dá início à exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca”, com parte do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, um dos mais antigos de Portugal, que fica no Palácio das Carrancas, no Porto.

Já entre os dias 10 e 12 de junho, a programação inclui o XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, que consiste em um programa de ações culturais, entre conferências, debates, música, literatura e visitas a museus-casas na capital paulista.

Vinhos e bondinho

A gastronomia também está presente no Experimenta Portugal. De 9 a 11 de junho, acontece no Shopping JK Iguatemi o Vinhos de Portugal, evento que traz aos visitantes a oportunidade de degustar vinhos portugueses de 64 produtores, que apresentarão mais de 400 rótulos, além de atividades paralelas como harmonizações e cursos.

O evento Vinhos de Portugal vai ter a presença do bondinho elétrico “Prazeres 28”, cartão-postal de Portugal, que proporciona uma viagem interativa pelas ruas de Lisboa. A viagem segue pelas regiões vinícolas, já adentrando o universo gastronômico genuíno de Portugal, com os pratos mais sofisticados da culinária lusa, preparados por chefs conceituados no Velho Continente, e refinados vinhos e castas, que já são marcas registradas da terra de Camões em todo o planeta.

Além do evento no JK Iguatemi, o bonde tem parada marcada no Viaduto do Chá entre os dias 13 e 23 de junho. Durante este período o “Prazeres 28”, fica em exposição gratuita. Quem tomar assento estará embarcando em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e de natureza de um país verdadeiramente autêntico e genuíno. Todo o percurso é feito na companhia do poeta Fernando Pessoa, que terá um replica da sua estátua num espaço espacialmente dedicado a quem quiser tirar uma foto.

Literatura e educação

A programação do Experimenta ainda inclui a palestra “Literatura, imaginação e realidade”, do premiado escritor português Gonçalo M. Tavares, no dia 23 de junho, na Unibes Cultural, em parceria com o Prêmio Oceanos. A apresentação aborda dois romances do autor sob a perspectiva da linguagem, da política e da relação da literatura contemporânea com a história do século XX.

O Experimenta também estará presente na cerimônia de premiação do Encontro Internacional para a Liderança em Engenharia (EILE), iniciativa da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) que proporciona uma experiência internacional para os alunos e promove o desenvolvimento de projetos de engenharia.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

21/05 – Show do fadista Camané (Theatro Municipal)

09/06 a 11/06 – Vinhos de Portugal (Shopping JK Iguatemi)

10/06 – Concerto de Gisela João (Theatro Municipal)

10/06 a 12/06 – XI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

11/06 a 05/08 – Exposição “Tempo: ilusão imprecisa. Obras de E. M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves” (Consulado Geral de Portugal)

11/06 a 16/10 – Exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca” (Pinacoteca do Estado)

13/06 a 23/03 – Exposição do Bondinho “Prazeres 28” (Viaduto do Chá)

23/06 – Palestra “Literatura, imaginação e realidade” (Unibes Cultural)

28/06 – Recital de piano de José Eduardo Martins (Theatro Muncipal)

Data e local a definir – Encontro Internacional para a Liderança em Engenharia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: