Visita: Governo dos Açores debate “desafios compartilhados” com estado do Rio Grande do Sul

Mundo Lusíada

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu no Palácio Piratini, na tarde desta quinta-feira, uma comitiva oficial da Região Autônoma dos Açores, liderada pelo diretor regional das comunidades açorianas, José Maria de Medeiros Andrade.

A comitiva açoriana está atualmente no Rio Grande do Sul para as comemorações dos 270 anos do povoamento açoriano do estado brasileiro e dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, e destacou “desafios compartilhados” a superar entre os dois lados do Atlântico.

A mensagem foi deixada quer pelo Governador Eduardo Leite, quer pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, em mensagens divulgadas no Palácio do Governo. Antes, a comitiva dos Açores havia apresentado cumprimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

“Não somos sequer dois povos irmãos, somos quase um povo único, embora separado pelo Atlântico”, considerou o Diretor Regional, representando o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, que ficou em São Jorge e por isso não se deslocou ao Brasil, e o Vice-Presidente do Executivo, Artur Lima, que não seguiu na comitiva devido a questões de saúde.

“Vivemos em ilhas. Temos de enfrentar e superar os desafios da natureza”, lembrou ainda José Andrade, justificando a ausência de José Manuel Bolieiro na deslocação ao Brasil.

A visita oficial sucede na semana seguinte a São Miguel ter acolhido a primeira reunião presencial do Conselho da Diáspora Açoriana, entidade consultiva que garante “reflexão, aconselhamento e apreciação crítica e proponente” segundo Presidente do Governo.

A comitiva integra, em representação do povo dos Açores, os deputados João Vasco Costa (PS), João Bruto da Costa (PSD), Paulo Estêvão (PPM) e José Pacheco (Chega), e os Presidentes de Câmara Alexandre Gaudêncio, da Ribeira Grande, e Carlos Ferreira, da Horta, cidades-irmãs de Porto Alegre.

Em uma cerimônia no Salão Alberto Pasqualini, o governador entregou a Medalha do Mérito Rio-grandense ao diretor. Após a homenagem, Leite falou sobre o momento especial em que a visita da comitiva ocorre. “Nosso Estado é resultado do que os açorianos construíram aqui, não só em Porto Alegre, mas em diversas outras localidades, como em Pelotas, onde fui prefeito. A ousadia dos primeiros habitantes, a energia criativa de quem troca de continente para mudar de vida, deixando para trás raízes e plantando a esperança de dias mais promissores, tudo isso faz parte do que somos e transbordou como influência para vários aspectos da nossa identidade e do nosso cotidiano”, afirmou o governador.

Leite disse ainda que as interações com comitivas internacionais são oportunidades para reforçar laços. “Quando o Palácio Piratini abre suas portas centenárias para agendas internacionais, ganhamos um presente duplo. Temos a oportunidade de estabelecer ou reforçar laços, identificando as possibilidades concretas para desenvolver oportunidades mútuas. Podemos também refletir sobre nossas origens e sobre nossos problemas comuns”, acrescentou.

Porto Alegre recebe cerimônia de descerramento de uma placa de homenagem aos açorianos, na primeira praça da cidade, pelo Prefeito de Porto Alegre e com o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, a representar o Presidente do Governo dos Açores.

Posteriormente, a comitiva participa, no município de Gravataí, na sessão comemorativa do aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Já no sábado, 26 de março, acontece entrega medalha dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, no Paço Municipal (antigo Paço dos Açorianos).

Governador Leite apresentou para comitiva oficial da Região Autônoma dos Açores exposição no Piratini em homenagem aos 250 anos da capital – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: