Portugal Fest 2019 reuniu quase 4 mil pessoas no Ibirapuera em SP

Por Vanessa Sene

A cidade de São Paulo foi palco de mais uma edição do Portugal Fest, nos dias 07 e 08 de dezembro, no Modelódromo do Ibirapuera. Prometendo ser a maior festa cultural portuguesa da capital paulista, o evento recebeu um público de quase 4 mil pessoas, em dois dias de festa, com comida e música portuguesa.

Desta vez, os restaurantes participantes que ofereceram os quitutes típicos lusos foram as casas Bacalhau do Porto, Tasca da Esquina, Por aí Tasca Portuga, Artesanal Doces Portugueses, Alheiras.com e Empório Road Chef. No cardápio típico, muitos bolinhos de bacalhau, alheiras, o lanche típico do Porto – a Francesinha, bacalhau a Brás, além de ceviche de bacalhau, entre outros, pratos fizeram jus ao nome do evento.

No palco, muita animação com os músicos da Banda Alma Lusíada; Wallace Oliveira Trio; Rancho Folclórico da Portuguesa; além de Joana Reais e Salomão Soares; BGum Jazz Band; DJ Joana Hasse; Ecoart coral natalino; a fadista Ciça Marinho; o Rancho folclórico Lusitano; e o pianista André Mehmari.

Outras atrações também foram sucesso nessa edição, como a participação do artista plástico luso-brasileiro Eduardo Mauer, que reuniu crianças e adultos a pintar na sua oficina de azulejos portugueses, podendo levar sua própria arte para casa. O evento também teve espaço dedicado às crianças, com monitoras e brincadeiras o tempo todo.

Ao lado, uma mostra de quadros fotográficos sobre azulejos portugueses de Augusto Coelho, além do livro Imagens Portugal. O fotógrafo começou o trabalho em 2012 durante uma viagem. “Começamos registrando fotos de lugares tradicionais e, também, pouco conhecidos para trazer um pouco de Portugal para o Brasil através do livro Imagens Portugal”, explica. Augusto Coelho descobriu através de diversas técnicas a possibilidade de transformar a fotografia em arte e em azulejos. “A proposta não é equiparar o trabalho à arte portuguesa, mas sim, resgatar a cultura tradicional regional e levá-la ao conhecimento de mais pessoas”.

Com entrada gratuita, a festa é organizada pela Cia Cultural, e teve em mais uma edição a parceria do Mundo Lusíada. Contou também com apoio da Prefeitura de São Paulo, Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, Grupo Trasmontano, e Chopp Ashby. No ano que vem, Portugal Fest volta com mais novidades!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: