Os eventos que marcam os 150 anos do Grêmio Português em Belém do Pará

Mundo Lusíada

São muitos os eventos que marcam os 150 anos do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará ao longo do ano. Na semana de aniversário, iniciativas diversas prestam homenagem à instituição centenária, em parceria com o Vice-Consulado e o Conselho do Comunidade Luso-Brasileira no Pará que reúne todas as Associações luso-paraenses.
O Grêmio Português ganhará uma sessão especial na Câmara Municipal de Belém (CMB), no dia 28 de setembro, em sua homenagem. A proposta da sessão é do presidente da CMB, o vereador Mauro Freitas, com o objetivo de reconhecer a parceria entre a Comunidade Portuguesa e o Estado do Pará. Antes dia 25, uma sessão solene na Assembleia Legislativa, através do deputado Marcio Miranda, também prestou homenagem aos 150 anos do Grêmio. Do poder público, foi confirmado ainda este ano o projeto BRT Belém, em fase de finalização, que homenageou o Grêmio com uma Estação em frente ao clube, levando o seu nome “Estação Grêmio”.
Ainda dia 28, o Theatro da Paz recebe um Concerto Da Orquestra Sinfônica, “Grêmio 150 anos: Cada vez mais Luso-Paraense”, com o renomado maestro português Cesário Costa.
No dia 29, a Universidade Federal do Pará recebe assinatura de protocolo para abertura de uma Cátedra entre o Instituto Camões do Ministério Dos Negócios Estrangeiros de Portugal e a UFPA.
No Hospital da Sociedade Beneficente Portuguesa, acontece a inauguração do 1º bloco do novo complexo São João De Deus, ala da Unidade de Cuidados de Tratamento Intensivo e Semi-Intensivos.
A noite do dia 29 termina com uma solenidade comemorativa oficial, em sua sede, com homenagens às autoridades presentes, como embaixador de Portugal, Governador, Beneméritos, Secretários de Estado. A comissão do Grêmio já convidou diversas autoridades para a cerimônia, como o prefeito da cidade e governador do Estado. Autoridades portuguesas, como o embaixador Jorge Dias Cabral, já confirmaram presença. “É de fundamental importância, pois aumenta os laços de amizade entre o governo português e o clube”, defende o presidente.
No dia 30, acontece I Encontro das Associações do Norte, em um almoço oferecido às entidades portuguesas do Estado do Maranhão e do Amazonas. A noite fecha com uma programação especial, o show “50 Anos de Música – Toquinho, Ivan Lins e MPB4”, na Sede Campestre, a atração musical de destaque dos 150 anos.
Também na sede campestre no dia 1º de outubro, no Deck da Piscina, o clube promove show com o popular cantor Pinduca, o rei do carimbó. Mas as atrações não param por aí, e ao longo do ano diversos cantores já marcaram a data reunindo grande público no clube.
Shows de Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Guilherme Arantes, Flávio Venturini e Joelma encheram a sua sede, na programação de aniversário que se estende pelo ano. “A Fafá de Belém é uma das cantoras que representam a música paraense/brasileira em Portugal, assim como faz apresentações no Brasil com músicas portuguesas e fados. No Grêmio Português ela já fez várias apresentações, que fazem o maior sucesso com a Comunidade portuguesa do Pará”.
Cabe ao atual presidente, Alírio José Duarte Gonçalves, juntamente com toda sua diretoria, recepcionar todos os convidados para os grandes eventos deste ano. Português, casado, empresário, Alírio começou aos 26 anos a exercer mandatos na Diretoria do Grêmio Literário Português. Também exerceu cargos na diretoria do clube esportivo Tuna Luso Brasileira, como diretor de Basquete, Vice Presidente Administrativo, e presidente. Além de ser atualmente membro do Conselho Fiscal do Hospital da Benemérita Sociedade Beneficente Portuguesa.
Dentro do Grêmio, Alírio Gonçalves já foi Diretor Social, 2º Vice Presidente, Presidente por três gestões, em 1997, 2008, e 2012, e agora segue novamente à frente do clube até final de 2018, em mais um grandioso momento da história do Grêmio Português, que este ano terá pela primeira vez a presença do Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend