Festa da Tainha com casa cheia e folclore do Verde Gaio

Mundo Lusíada

O Centro Cultural Português de Santos esteve lotado (com cerca de 400 pessoas) no sábado, dia 30 de julho, quando o Rancho Folclórico Verde Gaio, que é ligado à casa, promoveu a tradicional “Festa da Tainha”, evento mantido há mais de 10 anos, desde a época do presidente Quaresma.

Conforme a Ana Maria, diretora de folclore da casa há seis anos, responsável pelo rancho, a festa era realizada no antigo Centro Português, e sempre foi um dos eventos mais requisitados pelo público luso santista. “Por isso resolvemos dar continuidade e hoje podemos contar com total apoio do presidente José Duarte e da diretoria da casa”, disse.

No cardápio, a tradição portuguesa foi mantida: “Como é a Tainha mesmo nós procuramos resgatar aquilo que fazem em Portugal, o cardápio é só mesmo a Tainha acompanhada de arroz, farofa, vinagrete e pão”. No palco, além da super-aplaudida apresentação do Verde Gaio, tivemos a abertura com variado repertório pelo grupo musical: Marcos Vitor, Vera Lucia e Leandro Amaral.

O R.F. Verde Gaio é atualmente um dos mais estruturados do Brasil e provavelmente o mais prestigiado em Santos (ou um dos). Hoje está com 52 componentes e trabalha tanto no sentido de renovação quanto da inserção dos jovens. Prova disso é a faixa etária do grupo que tem crianças de 3 anos até os menos jovens na faixa dos oitenta – todos juntos no palco.

Com 50 anos completados recentemente (no mês de julho), o Verde Gaio foi, conforme a diretora Ana Maria, o primeiro rancho do Estado de São Paulo a lançar simultaneamente CD com DVD ao mesmo tempo. E o áudio visual lançado “superou as expectativas”, disse ela revelando que já chegou em Portugal, na Espanha e na França. “É uma boa maneira que temos para divulgar e preservar a cultura portuguesa”.
Em termos de repertório o rancho tem uma variedade muito grande. Mostrando músicas do norte ao sul de Portugal, tem como carro-chefe o Fandango, mais apreciado pelo público por ser um ritmo mais agitado, mais dançante.

O próximo evento do gênero será um Festival de Folclore, no sábado, dia 1º de outubro, promovido pelo Verde Gaio no Teatro Municipal de Santos, com sete grupos folclóricos (sendo um convidado de São Paulo). E o destaque é a entrada que será paga com uma lata, ou pacote de leite em pó. O material arrecadado será doado para o Grupo Rosmaninho, que assiste idosos carentes da região. Informações sobre este evento podem ser obtidos na secretaria do Centro Cultural ou pelo telefone (13) 3234-6503.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: