Criada em Lisboa nova associação dedicada aos lusodescendentes

Mundo Lusíada

Neste ano, foi anunciada a criação de uma nova associação dedicada aos lusodescendentes, a Associação Internacional dos Lusodescendentes – AILD, com sede em Lisboa.

Os diretores da entidade são maioritariamente lusodescendentes a residir em diversos países, e presidida por Philippe Fernandes, CEO da empresa Cisterdata, lusodescendente nascido na França, que mora atualmente em Lisboa.

A associação tem na sua missão, visão e valores, a divulgação da lusofonia e cultura portuguesa; identificação, união e representação de todos os lusodescendentes; representação e defesa dos legítimos interesses e direitos dos mesmos; desenvolvimento de um espírito de solidariedade e apoio recíprocos entre os seus membros e associados; realização de ações, estudos e publicações que visem promover soluções coletivas em questões de interesse geral ou de interesse setorial; estruturação de serviços executivos e serviços de apoio, com capacidade de assessoria e de dinamização de assuntos de natureza de integração econômica, tecnológica, formativa e informativa, qualificativa, associativa e de aconselhamento aos associados e instituições públicas.

“A que a tudo isto se acrescenta, o objetivo de envolver os portugueses de cá e de lá, Criada em Lisboa nova associação dedicada aos lusodescendentes aproximando-os, criando empatia, redes e laços. A AILD, tem desde já, na sua agenda, um ambicioso plano de atividades, onde a promoção da língua e da cultura portuguesa serão bandeira; o movimento associativo das nossas comunidades (a residir no estrangeiro), será o nosso parceiro, assim como também, serão nossos parceiros, todos quantos se queiram associar à nossa causa, ação e dinâmica” divulga a nova instituição em comunicado.

Em breve será divulgada a primeira iniciativa pública, para discussão de um tema de grande relevância para os lusodescendentes e que promete ser um debate participado.

Outra iniciativa já divulgada é a Promovinvest, que pretende promover a territorialização do investimento em Portugal, numa ação conjunta com vários empresários e concidadãos lusodescendentes a residir em diversos países do mundo.

“Esta associação pretende ser um veículo aglutinador, promotor de parcerias e aberto a todos os que se queiram associar a nós, imbuídos de um espírito de missão e de voluntariado, mas também, envoltos numa enorme alegria, de podermos dar o nosso contributo, em prol de uma causa e um desafio, que é Portugal e os seus” finaliza.

A instituição contará com uma página na internet para divulgação dos trabalhos, ainda sem atualização, no endereço: http://www.aild.pt/.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend