91 anos de fundação reúne figuras da comunidade luso-brasileira no Clube Português de SP

Segundo o presidente, o primeiro jantar beneficente em prol da Provedoria da Comunidade, organizado pela casa em maio, arrecadou 41 mil reais para a instituição do Lar dos Idosos, e já consta no calendário do Clube Português para os próximos anos.

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Diretoria e convidados no brinde dos parabéns. Foto: Mundo Lusíada

O Clube Português de São Paulo esteve em festa na noite de 15 de julho. A entidade lusa mais antiga de São Paulo comemorou seus 91 anos de fundação, com a presença de diversas personalidades luso-brasileiras. De acordo com o presidente Dr. Rui Fernão Mota e Costa, cerca de 250 convidados estavam previstos para o evento, que contou com animação da Banda Garcia e com o requinte do Buffet Morenos.
Em nome do presidente do clube, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, cumprimentou a todos os presentes no início da solenidade, e pediu uma salva de palmas ao presidente Rui que esteve hospitalizado até o dia anterior ao evento, por um problema de saúde já tratado.
Representando a segunda instituição portuguesa mais antiga de São Paulo, a Associação Portuguesa de Desportos, Manuel da Lupa entregou nesta noite uma placa em homenagem a casa aniversariante, nas mãos do presidente Rui Mota. Por um mês de diferença, a Lusa é mais nova que o Clube Português, comemorando seus 91 anos no próximo mês de agosto.
Assessores do vereador Toninho Paiva também entregaram homenagens ao presidente do clube, já que o vereador não pode comparecer ao evento. Em nome do prefeito Gilberto Kassab, o secretário adjunto de Relações Internacionais da prefeitura, Guilherme Mattar desejou sucesso ao clube que, segundo ele, ajudou no crescimento da cidade nestes 91 anos. E o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiros Ataíde, também usou da palavra para saudar o Clube Português e desejar longos anos de vida à associação.
Entre os convidados desta noite, marcaram presença ainda o presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, o deputado Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Fernando Ramalho, o presidente do Centro Trasmontano de São Paulo, Alcides Félix Terrível, além do representante do ICEP, Bernardo Ivo da Cruz, e diversos presidentes de casas portuguesas em São Paulo.
Entre as homenagens, receberam buquê de flores a esposa e filha do Dr. Rui, Linda e Silvia Mota, além da Fátima Ferreira, Ilda Caldeira, Áurea Matos Duca, e as integrantes do Rotary Santo André, Carolina e Fabiana.

Jantar Beneficente
Ao final da cerimônia, o Dr. Rui agradeceu todos que prestigiaram o evento, cumprimentou o amigo Manuel da Lupa pelo aniversário do clube no próximo mês, além de agradecer a parceria com o Buffet Morenos.
O Dr. Rui Mota finalizou dizendo que o primeiro jantar beneficente em prol da Provedoria da Comunidade, organizado pela casa em maio deste ano, arrecadou 41 mil reais para a instituição do Lar dos Idosos. “O Buffet Torres faz um jantar anual e graças a eles a Provedoria tem conseguido muita coisa. Eu pensei, nós também poderíamos fazer” contou ao Mundo Lusíada, animado para as próximas edições. “O jantar da Provedoria já faz parte do nosso calendário. Nós começamos, teve sucesso e agora não podemos mais parar. É necessário que façamos algo por aqueles velhinhos que estão lá” afirmou.
Já o presidente do Conselho da Comunidade declarou aos presentes que entregou um cheque de 111 mil reais para a Campanha do Agasalho, resultado do jantar promovido em prol do projeto no mês de junho, agradecendo o apoio de Miriam Leça no evento.

91 anos de vida
Ao Mundo Lusíada, o presidente Dr. Rui Costa comentou sobre o passado e sobre o futuro do Clube Português. “O ano passado eram 90 anos redondo, então fizemos lançamento de um livro, tivemos Jair Rodrigues no nosso jantar, foi um aniversário com mais pompa pela data. É evidente que sempre que o Clube Português faz aniversário é sempre uma festa, pois não é qualquer entidade que faz 91 anos. Além de estatutariamente, temos um carinho enorme. Eu procuro fazer tudo para que a festa saia do melhor modo possível, de acordo com as tradições do Clube Português” diz o presidente.
Dr. Rui ainda citou o calendário cultural da casa, como as exibições de filmes “Amália” e “Camões” que foram sucesso no Clube Português este ano, além da mesa redonda sobre Fernando Pessoa, com especialistas vindos de Lisboa. “Outras coisas estão por vir, afinal de contas o Clube Português é um clube cultural, devemos fazer representar aquilo que é mais rico para nós que é a cultura portuguesa”.

Segundo o chef Marcelo Moreno, é trabalho do buffet decidir pelo cardápio da festa anual do Clube Português. Nesta noite, os convidados se deliciaram com presunto parma e parmesão italiano, bacalhau à Gomes de Sá, carré de porco e esparregado de espinafre, e de sobremesa, doces portugueses como pastel de Belém e de Santa Clara.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: