Casa de Portugal recebe exposição Mestres do Aço com peças de grandes nomes da cutelaria

Da Redação

Casa-de-Portugal-Sao-Paulo-Foi na Pré-História que o homem forjou as primeiras peças cortantes de pedra, ação que o ajudou a assegurar sua sobrevivência. Ao longo do tempo, a invenção ganhou aperfeiçoamento e diversidade.

Instrumentos como espadas, canivetes, adagas, navalhas, machados e punhais passaram servir para inúmeras atividades, marcando presença na cozinha, no esporte e no universo militar. Mas são as facas que sempre ocuparam o papel principal na cutelaria artesanal, cujas técnicas cada vez mais aprimoradas, aliadas a materiais luxuosos e referências a movimentos como Art Noveau e Art Deco, têm conferido ao trabalho dos cuteleiros o status de arte.

Mostrar o quanto a arte da cutelaria pode ser refinada e apaixonante é o mote da exposição Mestres do Aço, que será inaugurada na Casa de Portugal, em São Paulo (SP) no próximo dia 31 de outubro e ficará em cartaz até 8/11.

As 34 peças que estarão em exibição pertencem ao acervo particular do empresário Franke Pavan, de Sorocaba (SP), um dos maiores colecionadores de cutelaria do país. O gaúcho Rodrigo Sfreddo assina 28 facas é, até o momento, o único sul-americano a receber o título de Master Smith (“Mestre Ferreiro”, em português), certificação da cutelaria mundial concedida pela American Bladesmith Society (ABS), nos Estados Unidos. A mostra conta também com quatro facas da belga Véronique Laurent e duas do francês Jean-Louis Regel. Ambos se especializaram no Brasil em 2013, pela R.Sfreddo Escola de Cutelaria, e em 2015 se graduaram como Mestres pela ABS.

Os três artistas participarão como jurados do VII Salão Paulista de Cutelaria, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro na Casa de Portugal. Durante o salão, Rodrigo Sfreddo, Véronique Laurent e Jean-Louis Regel também estarão comercializando algumas criações ao público interessado.

Tanto a exposição Mestres do Aço como o VII Salão Paulista de Cutelaria são promovidos pela cuteleira paulistana Silvana Delcorso Lopes Mouzinho, que assina suas peças como Silvana Art Knives; uma das poucas mulheres envolvidas com a técnica no Brasil. A exposição Mestres do Aço conta com o apoio cultura da Casa e Portugal.

SERVIÇO:
Exposição “Mestres do Aço”
De 31/10 a 8/11/15, das 10h às 17h.
Local: Galeria de Arte da Casa de Portugal
Avenida da Liberdade, 602 – Centro – São Paulo/SP
Tel. 11 99155-8394
Entrada gratuita.

VII Salão Paulista de Cutelaria
Dia 7/11/15, das 10h às 20h, e dia 8/11/15, das 10h às 18h.
Local: Casa de Portugal
Ingresso: R$ 10.
Crianças menores de 10 anos acompanhadas pelos pais têm entrada gratuita.

1 comentário em “Casa de Portugal recebe exposição Mestres do Aço com peças de grandes nomes da cutelaria”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também