Brasil quer levar a Festa do Divino para o Brazilian Day em Nova York

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Chegada da Procissão na Casa dos Açores, Andor Sr Santo Cristo dos Milagres, na última festa do Divino promovida pela Casa dos Açores de São Paulo. Foto: Geovani Moreira
Chegada da Procissão na Casa dos Açores, Andor Sr Santo Cristo dos Milagres, na última festa do Divino promovida pela Casa dos Açores de São Paulo. Foto: Geovani Moreira

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) quer ampliar as parcerias entre o governo federal e os municípios para que as ações de promoção turística do país tragam resultados efetivos em eventos como o Brazilian Day, que acontece tradicionalmente no dia 1º de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos.

A diversificação do produto turístico no mercado internacional por meio da Cultura do Brasil foi tema do encontro do presidente da Embratur, Flávio Dino, com o prefeito da cidade de Pirenópolis (GO), Nivaldo de Melo, juntamente com os secretários de Cultura e Turismo do município, João Luiz Brandão e Sérgio Rady, respectivamente.

“Estamos nos preparando para levar a Festa do Divino, reconhecida como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para o Brazilian Day”, explicou o prefeito.

Considerada o berço da cultura goiana, Pirenópolis mantém viva as tradições culturais e tornou-se, ao longo dos anos, uma das principais cidades turísticas do estado de Goiás. “Seguindo as estratégias da Embratur, queremos diversificar os produtos que a região oferece para o turista. Além dos atrativos naturais e históricos, queremos que a cultura, representada pela Festa do Divino Espírito Santo, também seja um forte atrativo”, disse Nivaldo.

“Dos turistas que visitam o Brasil por motivo de Lazer, 10% são motivados pela cultura. Queremos aumentar esse percentual e para isso, estamos dando maior enfoque neste segmento nas ações de divulgação turística do país no exterior”, explicou Dino.

Parcerias

O Brazilian Day foi criado em 1984 e atualmente é realizado na 6th Avenue e 46th Street. Além de reunir um público de mais de 1,5 milhão de pessoas de todos os Estados Unidos e vários países estrangeiros, é transmitido para mais de 68 países. A cada ano o evento atrai um número maior de pessoas, e conta com cobertura dos meios de comunicação nacional e internacional, incluindo televisão, rádio e internet.

“A união de esforços agrega valor às iniciativas. Exemplo disso foi a exposição que fizemos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, apresentando a arquitetura moderna de Brasília (DF) e os casarões seculares de Pirenópolis (GO), em novembro de 2012”.

A cidade de Pirenópolis, está entre os destinos catalogados pela Embratur como prioritários para divulgação visando a Copa do Mundo 2014. A cidade tem potencial de receber turistas que venham ao país para ver os jogos por sua proximidade com Brasília, que será uma das 12 cidades-sede. “Pirenópolis é um destino qualificado em turismo cultural e ecoturismo. O turista que virá a Brasília terá lá ótimas opções entre um jogo e outro”, avalia Dino.

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