BH recebe português para 3º Encontro Internacional de Chefs

Um dos melhores chefs portugueses estará no 3º Encontro Internacional de Chefs, mostrando o melhor da culinária da terra de D. João VI.

Mundo Lusíada

 

O 3º Encontro Internacional de Chefs em BH vai homenagear um dos renomes da culinária portuguesa. O evento, que acontece entre 7 e 9 de maio na capital mineira, prestigia nesta edição Vitor Sobral, um dos melhores chefs de Portugal. O nome do chef português foi escolhido diante das comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, marcada por promoção de eventos em diversas partes do país até final do ano.

Sobral deverá dar uma “aula prática” com dicas de ingredientes e receitas portuguesas, aos cozinheiros do restaurante popular de Belo Horizonte. O objetivo da ação é auxiliar a capacitação dos participantes por meio de dicas para o cotidiano da culinária, como utensílios e artigos portugueses que podem ser utilizados no preparo das receitas. Além disso, o chef preparará um prato acessível a todos, prova de que a sofisticação pode estar aliada ao baixo custo.

O festival gastronômico é apoiado por Abrasel, Belotur e Ministério do Turismo. Na sua primeira edição, em agosto de 2007, o encontro trouxe a Belo Horizonte o chef Alex Atala, e em outubro, o chef italiano Isidoro Consolini. “Nosso objetivo é divulgar a culinária do local trazendo chefes de renome criando, assim, um fato novo para nossa culinária”, ressalta o presidente da Abrasel MG, Paulo Nonaka.

Em sua participação nesta terceira edição, o chef português ainda vai realizar uma palestra, direcionada a professores e corpo docente da faculdade Estácio de Sá, bem como para profissionais filiados à Abrasel, com o intuito de compartilhar suas idéias e visão sobre a culinária atual.

Na programação das três noites do evento, haverá também três sofisticados jantares. Um menu degustação, que trará o que há de melhor de ingredientes tipicamente portugueses, como: carpaccio de atum com limão; mousse de bacalhau, tomate seco, azeite de salsa e farofa de pão de trigo; creme de cogumelos, mousse de farinheira e Porto; bacalhau cozido em azeite e alhos em camisa e migas soltas de grelos de couve; rosbife em salmoura; sopa de tangerina com maracujá e pudim de Abade de Priscos.

Para participar, o custo por pessoa é R$ 120,00, e os pontos de vendas de convites são Expand, Casa do Vinho, Grand Cru, Rex Bi Bend. Mais informações no (31) 9102-7000

Vítor SobralUm dos nomes mais conhecidos da cozinha portuguesa, conhecido por sua preocupação em criar receitas modernas, procurando mudar as mentalidades mais conservadoras, mas utilizando os tradicionais produtos e sabores portugueses.

Sobral foi vencedor do Prêmio Especial de Gastronomia, categoria Melhores do ano 2007, realizado pela Revista de Vinho, em fevereiro 2008. Venceu também o I Concurso Mundial de Receitas de Arroz, promovido pela Academia Internacional de Gastronomia da Espanha, na cidade de Castellon, em setembro, 2006.

Em 1999, foi eleito o cozinheiro do ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia. Entre outras atividades, é atualmente consultor gastronômico da companhia aérea Tap e da empresa Miele Portuguesa. Informações da Com Você Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *