Câmara de Braga vai atribuir 200 euros por cada nascimento ou adoção no concelho

Da Redação com Lusa

A Câmara de Braga anunciou que vai atribuir um apoio de 200 euros por cada nascimento ou adoção, numa medida que visa contribuir para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes.

Em comunicado, a Câmara explica que o apoio financeiro de 200 euros será atribuído às crianças nascidas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, cujos agregados familiares tenham residência fiscal em Braga, no mínimo há um ano antes da data de nascimento.

O incentivo será também concedido a crianças com idade igual ou inferior a 6 anos que sejam adotadas durante o próximo ano.

De acordo com o regulamento do programa “Braga Mais Família”, o apoio será atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, refere que a autarquia “tem vindo a assumir um papel importante e relevante nesta área, através da implementação de diversas medidas de apoios às famílias”.

“Ainda assim, urge adotar medidas concretas que contribuam para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes”, refere.

Este apoio será atribuído a um dos progenitores, casados ou que vivam em união de fato, com quem a criança resida, ou ao progenitor que tiver a sua guarda ou ainda a qualquer pessoa singular a quem, por decisão judicial ou administrativa, a criança esteja confiada e com quem a mesma resida, nomeadamente por adoção.

O pedido de apoio terá de ser efetuado mediante o preenchimento de um formulário que deverá ser entregue no Balcão Único ou remetido por correio ou via eletrónica.

O programa vai ser votado na próxima reunião do executivo e entrará em vigor após publicação em Diário da República.

Censos

Nos resultados dos Censos 2021, Braga aparece como o concelho do país que registrou o maior crescimento no número de habitantes, perfazendo agora um total de 193.324 cidadãos residentes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na altura, o presidente da Câmara apontou “a qualidade de vida” e as migrações como os principais fatores do aumento do número de habitantes do concelho nos últimos 10 anos.

Referiu-se, designadamente, à comunidade brasileira, admitindo que poderão ser cerca de 10 mil os cidadãos do país residentes em Braga.

O autarca adiantou ainda que a comunidade estrangeira poderá significar entre 7 a 8% da população total residente no concelho.

1 Comment

  1. Imaginem 200 euros. Isso corresponde a 2 almoços, não muito alargados.Parece uma piada. Para mim é coisa de politico, querendo aparecer. Sei que o governo maior or=ferecia 5.000, depois 10.000 e não foi a lugar nenhum. Enfim os miseros 200 euros deve ser coisa de gente do municipio de Braga. Meu caro vai rezar, está ,É ?. A tal religia catolica e les deem os 200 ao , para incutir aos seus , que não usem anti-conceptivos, que é pecado.!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não é pecado nasceram 7, se não auferem valor para dar o necessário??????Chamem os Indianos, que resolvem Ou descendentes de .É que p assunto , não revelado, mas a taxa de natalidade ai em <Portugal é e/ou ainda é de 1,3 , filhos por casal. Porquê??? Procurem saber a profundidade. E ide ao encpontro da real causa. Essa é ocultada e passa a ser inconveniente, está ou não certo?Não precisa ser , para saber a razão. O povo ,Os casais, sabem e se tornaram mais responsàveis, talvez que vocês (Classe politica), maioria senão toda soltando balões!!!!!!!!!!!!
    Isso é na época do tal >São João>,que existe essa irresponsabilidade. Sei que minha critica, será camuflada, porque vocês não vos interessa sair por ai <<> e enfurecidos. Por fim,. convençam-se vocês estão querendo endoçar a boca de crianas e/ou adultos, com o ilusório <<<>> Uma suijestyão, trabalhem mais, e menos foguetes de festim, OK????????????? Braga que conheço, uma linda cidade, que acho uma pena, não só ai como todo o pais. Meus caros pior está ai na vizinha Espanha. A Taxa de nascimentos por casal está em 01%, a pior de todo o continente. E, olha que entendo que êles estejam um pouco ,melhores que vós. Porque acompanho de perto, tudo que posso. Faço uma varredura em volta deste planeta, que caminha para seu fim, graças à espécie, que não deu certo.A HUMANA RUIM, NÃO EXISTE, PORQUE CAVAM A SUA SEPULTURA.
    Em 14/12/2022

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: