Segunda, 27 de Fevereiro de 2017 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no YouTube

Florianópolis recebe produtor cultural açoriano

Por | 11 novembro, 2013 as 2:10 pm | 4 comentários

Da Redação

Terry Costa com o grupo Balho & Tocata Raízes Açorianas das Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina.

Terry Costa com o grupo Balho & Tocata Raízes Açorianas das Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina.

Produtor cultural e diretor-artístico da MiratecArts, Terry Costa, foi recebido pela Câmara Municipal de Florianópolis e pelo Centro Integrado de Cultura de Santa Catarina entre outros encontros oficiais e visita a espaços culturais da cidade. O grande objetivo é de dar início a parcerias de apresentação da cultura açoriana na chamada “décima ilha” dos Açores.  Conversa entre vereadores incluindo o vice-presidente Tiago Silva a agentes culturais, Terry Costa está otimista que uma injeção de arte e artistas açorianos dos Açores seria uma grande valia para o estado brasileiro que tem mais conexões com o arquipélago dos Açores.

Esta visita de trabalho, tendo como anfitriã local a Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, também levou o produtor cultural ao festival Açor com o grupo Balho & Tocata Raízes Açorianas da Casa dos Açores localizada em Florianópolis. Terry Costa teve a oportunidade de conhecer mais de uma dezena de grupos que continuam a honrar e desenvolver cultura no nome dos Açores em Santa Catarina. “Fiquei emocionado de ver que gerações duzentos e tal anos depois continuam a apresentar um cheirinho dos Açores adaptando danças, músicas e outros costumes no seu meio,” adiciona Terry, “e o fato que muitos jovens participam apenas mostra que vai continuar por muitos mais anos.”

Desenvolver a apresentação de artistas e arte açoriana de hoje desde a dança ao teatro, música a artes plásticas, literatura a cinema é um dos grandes objetivos da associação MirateArts. “É incrível que a cultura portuguesa de hoje não chega nas temporadas regulares a este lugar riquíssimo de raízes açorianas, por isso vamos avançar em parceria com a Casa dos Açores e entidades locais em apresentar o projeto Descobrir Açores com Artistas em Florianópolis, e já contamos em fazer as primeiras apresentações em 2014″, avança Terry Costa, “assim como levar um pouco de Santa Catarina aos Açores mostrando o desenvolvimento de folclore e outras artes desta ilha em nome dos Açores”.

Terry Costa continua a sua digressão promovendo os Açores pelo Brasil promovendo estando presente na cidade de São Paulo essa semana, e que também incluí um encontro na Casa dos Açores de São Paulo no dia 13 pelas 20h.



+ Acessadas



 

4 respostas para “Florianópolis recebe produtor cultural açoriano”

  1. É de louvar todas as iniciativas que surjam de estreitamento de laços entre os Açores e os AÇorianos espalhados por todo o mundo. Para além disso, os nossos irmãos do Brasil têm sabido preservar e viver a cultura açoriana levada pelos colonos. este intercâmbio tem de ser cada vez maior pela riqueza envolvida.
    Parabéns Terry Costa e parabens a quem o tem recebido tão bem.

  2. Filipe Lopes disse:

    A cultura Açoriana está de parabéns. Todas as iniciativas de promoção artística Açoriana são bem vindas. É possível e desejável a união com as comunidades de Açorianos a residir no estrangeiro. OS AÇORES SÃO ENORMES.

  3. O Terry Costa, coma sua simplicidade e talento, com o Discover Azores, faz mais pela cultura açoreana e pela divulgação dos Açores (no mundo) do que um punhado de muita boa gente que conhecemos. Que continues o excelente trabalho!! Conta comigo para o que precisares!!!

  4. Terry Costa disse:

    Obrigado a todas as entidades e indivíduos que apoiaram esta digressão por terras brasileiras. Juntos conseguimos muito mais…

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade