Sessão Solene em Santo André comemora o Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Foto Mundo Lusíada

Da Redação

A Câmara Municipal de Santo André realizou, no último dia 10, a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. A homenagem foi instituída no município por meio do Decreto Legislativo nº 1, de 1986.

A cerimônia foi conduzida pelo vereador William Lago (PL) e contou com a presença do cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, do presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, Paulo Augusto de Freitas, além de outras autoridades e representantes da comunidade portuguesa.

Orador oficial da solenidade, o vereador Dr. Marcos Pinchiari (MDB) destacou a importância da imigração portuguesa e a contribuição dos luso-brasileiros para o desenvolvimento de Santo André. “Estamos aqui com o coração português, com o sangue português. Santo André jamais seria o que é se aqui não houvesse as centenas de famílias portuguesas que aqui se estabeleceram”, afirmou.

A solenidade contou ainda com um momento de homenagens a representantes da comunidade luso-brasileira que se destacaram por sua trajetória e contribuição.

Em sua fala, o presidente da Casa de Portugal, Paulo Augusto de Freitas, ressaltou os valores que marcam a presença dos portugueses em Santo André e lembrou que a cidade foi fundada por João Ramalho, natural de Portugal. “Esse vínculo permanece vivo até hoje, fortalecido pela irmandade com as cidades de Vouzela e Braga”, destacou.

Já o cônsul-geral adjunto, Jorge Longa Marques, elogiou o Brasil pela capacidade de acolher diferentes culturas e permitir que tradições sejam preservadas. “O Brasil permite que as pessoas possam ser aquilo que são, e que os povos e as pessoas se unam dessa forma”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador William Lago, também destacou a importância da comunidade portuguesa para a construção da história da cidade. “Hoje é um dia muito especial. Estamos relembrando nossas raízes e celebrando todos aqueles que ajudam a construir uma Santo André cada vez melhor”, declarou.

Foto – Os homenageados foram: (2) Herlander Gomes Rascão (sócio fundador da Casa de Portugal); (3) Luís Fudoli, Diretor da Casa de Portugal Grande ABC; (4) Ricardo Wagner Afonso (junto com a esposa) fundador da Padaria Brasileira; (6) Rosa Augusta Peralta Novo (Boa Hora Soluções Ambientais); e (9) Maria Natália de Souza Alves: da Real Food Alimentação (representada pela filha Natali Alves Oliveira.
Na foto também: (1) Pedrinho Botaro, (7) William Lago – presidente de Sessão, (8) Paulo Freitas – presidente da Casa de Portugal, (10) Jorge Longa Marques – cônsul adjunto do Consulado de Portugal.


Confira um resumo da sessão disponível no canal da TV Câmara Santo André no YouTube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também