Presidente apresenta Portugal como país aberto às migrações mas não comenta alterações à lei

Da Redação
Com Lusa

O Presidente da República apresentou hoje Portugal como um país aberto às migrações, num discurso perante representantes de mais de 50 países. Marcelo Rebelo de Sousa introduziu este tema a meio da sua intervenção numa conferência da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) sobre envelhecimento, no Centro de Congressos de Lisboa, em que falou sobretudo em inglês.

Descrevendo o povo português como otimista, acrescentou: “Por isso é que partimos, há 500 anos, à procura de novos continentes, de novas culturas e civilizações. É por isso que temos tanta abertura em relação aos refugiados e às migrações”.

“Porque o nosso povo é um povo de migrações, estamos em toda a parte pelo mundo fora. E esta maneira ecumênica de ser explica por que se estão a sentir tão felizes por estar em Portugal e nós nos estamos a sentir tão felizes por vos receber aqui”, completou o chefe de Estado.

À saída desta conferência, o Presidente da República não quis comentar a iniciativa do PSD para revogar alterações recentes à lei da imigração. “Quando se fala de iniciativas legislativas, eu espero que cheguem ao meu gabinete. Porque, como sabem, e isso é bom, há muitas iniciativas que partem e não chegam. E eu tenho de ver como é que chegam, qual é o conteúdo”, justificou.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que prefere “não comentar um propósito, uma ideia, uma iniciativa que passa pelo parlamento antes do parlamento se pronunciar e sem saber bem qual é o texto final” que eventualmente lhe chegará às mãos.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou na quarta-feira ter dado indicações ao líder parlamentar do seu partido para apresentar na Assembleia da República um projeto para revogar as alterações introduzidas na lei da imigração – aprovadas em julho no parlamento – relativas às condições para atribuição de vistos de residência.

Esta iniciativa legislativa foi apresentada no parlamento nesta quinta-feira pelo deputado social-democrata e ex-ministro Luis Marques Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carris apresenta solução para futuro elevador da Glória

Futuro ascensor terá “novo sistema” a conceber após concurso internacional. O futuro ascensor da Glória, em Lisboa, contará com um “novo sistema” que garantirá “toda a segurança”, prevendo-se um concurso público internacional de conceção até ao final março de 2027

Leia mais »

Países Africanos, FMI, Banco Mundial e o Sistema da Dívida

Por José Menezes Gomes Esse artigo pretende abordar como países distantes geograficamente, que aparentemente teriam características diferentes poderiam ter algo em comum com grande impacto sobre suas dimensões econômicas e sociais. Recentemente enviei um artigo, que tratava da divida pública

Leia mais »