Presidente da Ucrânia falará ao parlamento português no dia 21 de abril

Da Redação com Lusa

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai participar por videoconferência numa sessão na Assembleia da República no dia 21 de abril, segundo fontes parlamentares. A data foi hoje acertada na conferência de líderes.

No dia 07 de abril, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, tinha informado que o chefe de Estado da Ucrânia aceitava falar ao parlamento português em data ainda a acertar.

“Recebi esta manhã a senhora embaixadora da Ucrânia em Lisboa [Ihna Ohnivets] que me transmitiu a disponibilidade do presidente Volodymyr Zelensky para participar numa sessão da Assembleia da República. A data será agora acertada”, escreveu então o presidente da Assembleia da República na sua conta na rede social Twitter.

Na semana passada, na última reunião da conferência de líderes, a proposta do PAN de uma sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia foi aprovada por maioria, com a oposição do PCP.

Sessão

A Assembleia da República realizará uma sessão solene de boas vindas ao Presidente da Ucrânia, que falará ao parlamento por videoconferência, e à qual assistirão o Presidente da República e o primeiro-ministro.

A informação foi transmitida no final da conferência de líderes parlamentares pela porta-voz deste órgão.

De acordo com Maria da Luz Rosinha, nessa sessão apenas discursarão o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa marcarão presença na sessão solene, que começará pelas 15:00, e na qual haverá convidados, cuja lista está a ser organizada pelo protocolo do Estado.

Segundo a porta-voz da conferência de líderes, não serão abertas as galerias ao público nesse dia, nem haverá intervenções dos vários grupos parlamentares e deputados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: