Governo Dilma confirma Lula como ministro da Casa Civil

Da Redação

Lula_RTPortugalA presidente brasileira Dilma Rousseff confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a chefia da Casa Civil no lugar do ministro Jaques Wagner, que passará a comandar o Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Em nota, Dilma informou ainda que o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) será ocupado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG).

A presidente da República agradeceu ao ministro interino, Guilherme Ramalho, “pela sua dedicação” à frente da SAC.

Investigado pela Lava Jato, o ex-presidente Lula passa a ter foro privilegiado e não será mais alvo da investigação encabeçada pelo juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná. Os ministros de estado têm foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), assim o comando das investigações sobre Lula passa ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o juiz do caso, o ministro do STF, Teori Zavascki.

A imprensa brasileira tem noticiado nos últimos dias que as conversas de bastidores dão por objetivo a entrada de Lula no governo para ajudar a presidente da República na articulação com a base política no Congresso Nacional.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, adiantou através das suas redes sociais que a posse de Lula acontece na próxima terça-feira. “Terça-feira é a posse do Lula, o ministro da Esperança!” declarou.

Já Jaques Wagner declarou: “A agenda do desenvolvimento, da retomada do crescimento econômico com justiça social, a articulação política e o diálogo com os movimentos populares ganharam um gigantesco reforço: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Lula aceitou o convite da Presidenta Dilma e será nomeado ministro-chefe da Casa Civil” publicou.

Na semana passada, o Ministério Público do Estado de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula da Silva e de outras seis pessoas. Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo apresentaram em 9 de março denúncia contra Lula alegando que o ex-presidente cometeu crimes de lavagem de dinheiro – na modalidade ocultação de patrimônio – e falsidade ideológica sobre o apartamento triplex, em Guarujá (SP).

No último dia 13, milhares de manifestantes tomaram as ruas em protestos contra o governo em todo país. As manifestações de apoio ao combate à corrupção, contra o governo e a favor do impeachment foram marcadas em mais de 500 cidades pelo país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: